20220314 110331

Ingressantes  de diversos cursos durante Recepção de Calouros 2022

As aulas presenciais tiveram início na segunda metade do mês de março. Passados quase dois meses após o primeiro dia de retorno ao campus, perguntamos a diversos alunos o que eles esperam conquistar e vivenciar até dezembro de 2022. Veja algumas respostas:

“Como ingressei na FCA em 2019, acabei vivenciando a universidade no formato presencial por apenas um ano. Pensando no meu curso, Ciências do Esporte, para o qual a parte prática é muito importante, a mudança para o formato online acabou prejudicando minha graduação. No entanto, consegui um estágio na Internacional de Limeira que me permitiu associar meus conhecimentos em aula com a prática. Com o retorno das aulas de maneira presencial, me sinto motivado e inspirado para experienciar melhor esse convívio dentro da sala de aula, assim como buscar absorver melhor o conhecimento dentro do campus para me aprimorar como futuro profissional do esporte” (Otávio Martins Lisak, 22 anos, Ciências do Esporte)

“Se posso usar uma palavra para definir o retorno presencial para a Unicamp seria ‘emocionante’. Lembranças vieram à tona na minha cabeça a cada passo dado, a cada lugar visitado. Ao mesmo tempo que foi lindo ver novos rostos, também foi doloroso pensar que nunca mais verei alguns e que não pude nem me despedir no meio tempo. Encontrar amigos andando pelo campus me causou e me causa uma alegria que eu nunca vivi antes, aquele pensamento "você está aqui, está viva, estou te vendo de novo". Além disso, ter aulas presenciais é um alívio, o ambiente educacional que ali é construído não se equipara às aulas remotas. Me fez lembrar minha paixão pela pesquisa que a pandemia infelizmente abafou. Foi na Unicamp que conheci o mundo, que cresci e me tornei quem sou e lembrar essa trajetória foi intenso. É triste pensar que muito da vivência foi perdida, mas o importante é que estamos de volta, cada dia mais determinados a defender esse espaço que é nosso” (Eloisa Soares Costa Rodrigues, 23 anos, Administração Pública)

“Esse retorno para as aulas de maneira presencial me desperta um sentimento de extrema felicidade. Afinal, foram dois anos longe dos professores e das dinâmicas que nos fazem crescer profissionalmente. Além disso, o convívio com as pessoas dentro do campus ao longo dos dias nos permite trocas de ideias importantíssimas para nosso crescimento pessoal. Certamente, voltar a sentar em uma sala de aula e assistir o professor a passar seu conteúdo é animador, pois esse ambiente é bem mais construtivo do que o online. Por fim, minha entrada na Unicamp e os dias que aqui passo frequentando este lugar me permitiram um desenvolvimento pessoal enorme. Dessa forma, a animação para continuar crescendo só aumenta com esse retorno” (Alec William Mulotto Oliveira, 24 anos, Ciências do Esporte)

“As minhas expectativas em relação as aulas presenciais, é que após um bom tempo no ensino remoto, eu vou poder frequentar os espaços da universidade, ter contato com as pessoas e professores, pois no meu ano de ingresso houve a pandemia e fiquei dois anos no ensino remoto presencial, então com a volta das aulas presenciais eu espero poder aproveitar ao máximo a vivência universitária.” (Gabriel Neves, 21 anos, Administração Pública)

“Minhas expectativas são altas. Depois de tanto tempo no ensino emergencial à distância eu sentia necessidade de voltar para o presencial, ter maior interação com a faculdade e com as pessoas que conheci no ensino remoto (tanto alunos como professores), estar no campus e presenciar tudo isso está sendo ótimo! Porém, sei que para muitas pessoas o retorno das aulas presenciais é mais cansativo por inúmeros fatores” (Carol Bassi, 20 anos, Administração Pública)

“Embora seja inegável o conforto do ensino à distância, acredito que o ensino presencial pode agregar muito mais pela sua facilidade de tirar dúvidas com os docentes, além da distração no ambiente acadêmico ser muito menor do que em casa. Minhas expectativas estão mais voltadas para o âmbito social, na interação e integração com ingressantes, veteranos, professores e funcionários” (Stella Lira, 18 anos, Administração Pública)