logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



 

gggg 

A equipe da Torque Baja, da esquerda para a direita: Rebeca, Ricardo, Vitor, Lucas e João Paulo

 

Além do tão aguardado retorno às aulas presenciais, os estudantes de Engenharia de Manufatura e de Produção da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp têm mais um motivo para comemorações nesse início de semestre. Depois de meses de pesquisas, reuniões e apresentações, os membros da organização estudantil denominada Equipe Torque Baja acabam de receber uma premiação por sua notória participação no Desafio X-Creator, competição realizada bienalmente pela XCMG, empresa multinacional chinesa do ramo de maquinário pesado.

Focado no design e inovação ecológica em máquinas de construção, o concurso já conta com a participação de 19 países desde 2016, atraindo jovens talentos e criando uma plataforma global de criação tecnológica. Na edição de 2021, os times foram desafiados a criar um equipamento inteligente para atuar em emergências rodoviárias, e os projetos apresentados foram avaliados em cinco aspectos: inovação, valor para o usuário, estética visual, valor prático e precisão de design.

Apesar de complexa, a problemática foi enfrentada pelo experiente grupo de 5 alunos das engenharias de manufatura e de produção que fazem parte da Equipe Torque Baja. Em suas atividades extracurriculares, a organização criada em 2015 dentro da FCA trabalha na montagem de veículos off-road na categoria SAE mini Baja, representando a UNICAMP em competições regionais e nacionais.

Valendo-se dessa familiaridade no ramo de inovação automobilística e do constante contato com professores e especialistas de dentro do campus, os estudantes elaboraram o projeto Street’s Wear, uma máquina all-in-one que usa tecnologia futurística para agir em locais acidentados. O veículo é controlado à distância e utiliza mecanismos que limpam, planificam e pavimentam um novo caminho para a passagem de pessoas e viaturas, criando um acesso prático e eficiente nas regiões de perigo e aumentando a chance de sucesso de missões de resgate.

 

gggs
 

Street’s Wear: Design final do projeto contou com a adição de um drone e tecnologia 5G

 

Após a avaliação dos jurados dentre mais de 200 universidades e instituições participantes, a equipe chegou ao Top - 20 na classificação final, recebendo certificados de participação e uma premiação de ¥5000 (cinco mil yuan, em torno de R$3680 na cotação atual). Tal quantia será direcionada para os projetos da Equipe Torque Baja, e ajudará a organização a completar o seu próximo veículo e pagar suas inscrições em outras competições.

Além da felicidade pelo bom desempenho e pelo reconhecimento, o grupo também foi bem grato por poder ir além da sala de aula. Nas palavras da capitã do time, Rebeca Lacerda Brito,

"A participação no Desafio X-Creator foi uma experiência única para a equipe, pois nos proporcionou a oportunidade de aplicar os conhecimentos técnicos de engenharia em um projeto real e com o potencial de ajudar muitas pessoas. Além disso, foi notável o crescimento pessoal e técnico de todos nós participantes que tivemos desafios dos mais variados, desde pesquisar e aprender sobre novas tecnologias até superar o nervosismo de apresentar nosso projeto em inglês para os jurados chineses.".

Os alunos também agradeceram o constante apoio da XCMG, da empresa de publicidade e propaganda Ark Estúdio 3D e do Professor Daniel Iwao Suyama, e estão agora à espera do próximo desafio.

 

ddddddd
 
                                                                                                Reunião online com a presença dos jurados para a apresentação do projeto final