VIP2021

Um time formado por seis alunos de graduação e pós-graduação da Unicamp foi finalista na competição global do Consórcio VIP 2021, formado por inúmeras instituições de ensino superior ao redor do mundo. Os alunos participaram da competição durante a disciplina Projetos Integrados Verticalmente (Vertically Integrated Projects – VIP), ministrada pelos Professores Cristiano Morini, Edmundo Inácio Jr. e Anibal Azevedo.

Na disciplina, as atividades são focadas em projetos mãos na massa, voltados para temas de empreendedorismo, inovação e internacionalização. Estudantes de diferentes áreas do conhecimento trabalham em conjunto elaborando projetos de longo prazo, muitas vezes contando também com parceiros como Prefeitura de Limeira e Sebrae.

São estimuladas habilidades como trabalho em equipe, liderança e criatividade. O time brasileiro elaborou projeto de análise de ranking de cidades para identificar oportunidades de melhor alocação de políticas públicas, usando Phyton e PromeThee. O projeto ficou entre os seis finalistas da competição, juntamente com equipes de universidades nos EUA, Coreia do Sul, Chile, Escócia e Letônia.