fotoesp

Prof. Evandro Lázari (à esq.), docente e treinador, com os atletas que conquistaram a medalha de prata no Campeonato Mundial de Atletismo na Polônia: Anderson Henriques, Tiffani Marinho, Geisa Coutinho e Alison Santos

Evandro Cassiano de Lázari fez graduação, mestrado e doutorado na Faculdade de Educação Física da Unicamp e tornou-se professor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) em 2019, após construir carreira no esporte de alto rendimento e consquistar o título de campeão mundial de atletismo no Campeonato Mundial de Yokohama, Japão. Responsável pelas disciplinas de Atletismo e Gestão do Esporte, o professor e treinador acaba de conquistar a medalha de prata no 4X400m misto no Mundial da Polônia.

"Tínhamos o objetivo de brigar pela medalha. Conseguimos a prata, o que é um grande reconhecimento pelo trabalho de toda a equipe. Já estávamos garantidos em Tóquio e agora já temos vaga assegurada para o Campeonato Mundial do Oregon-2022. Todos estão muito felizes e que bom dar um resultado para os atletas dos 400 m", comemora. O professor também destaca a importância da aproximação entre teoria e prática, ciência e esporte. Para ele, tal aproximação motiva os alunos e aproxima a universidade do esporte de alto rendimento.

“No passado, havia uma clara divisão entre teoria e prática. Atualmente, nós sabemos que uma não vive sem a outra. A academia precisa dos atletas, que estão nos clubes, federações e Comitê Olímpico Brasileiro. As instituições, por sua vez, necessitam do conhecimento e dos métodos gerados pela Universidade para melhorar a preparação dos atletas. Penso que podemos estabelecer um intercâmbio profícuo entre as partes”, considera.

O docente da Faculdade também espera que a sua experiência nas pistas, somada à sua vivência como pesquisador, ajude a formar novos treinadores e gestores com qualificações acadêmicas relevantes. “Esse aspecto é fundamental para o desenvolvimento do esporte. No exterior, existe a preocupação com a qualificação dos profissionais. No Chile, por exemplo, 60% dos técnicos têm um título de pós-graduação. No Brasil, considerando os cerca de 2 mil treinadores cadastrados na Confederação Brasileira de Atletismo, somente eu e mais um colega temos doutorado. É muito pouco”, afirma Evandro Lázari, cuja tese de doutoramento, orientada pelo professor Miguel de Arruda, teve como título “Acompanhamento da potência muscular, composição corporal e performance em velocistas de alto nível” (veja mais no Portal da Unicamp).