aluno860

Pedro Henrique de Melo Andrade, aluno de Administração Pública, e equipe formada por outros quatro estudantes universitários de diferentes instituições de ensino superior, venceram maratona online de programação que premiou as melhores soluções tecnológicas para o enfrentamento de desafios trazidos pela pandemia de coronavírus.

Os alunos desenvolveram uma plataforma online que permite a criação de páginas para comércios, conectando-os aos consumidores locais e evitando deslocamentos e aglomerações e conquistaram o 1º lugar no Eixo Negócios. A equipe entrou agora em mentorias do Sebrae, para desenvolver a plataforma até o final de maio e entregar a solução para a sociedade de forma gratuita.

O HackaTrouble foi organizado em abril pelo Centro Paula Souza, em parceria com a associação SAE Brasil e as multinacionais Amazon Web Services, Shawee e Mural e, durante 48 horas de trabalho, reuniu cerca de 400 participantes em diferentes países (Brasil, China, Canadá e Chile). As equipes desenvolveram soluções diversas que abordaram quatro eixos temáticos (saúde; mobilidade/não-mobilidade; negócio e social) e os doze melhores projetos foram premiados.

“Participo de hackathons desde 2016, mas o Hackatrouble foi totalmente novo pra mim, pois apresentou moldes nunca vistos: além de ser online, a problemática era criação de soluções tecnológicas para o cenário do Coronavírus. Foi uma experiência ímpar, tivemos acesso às plataformas de grandes empresas e um grupo de mentoria de ponta. Foram dois dias de trabalho e muito cansaço, pouco sono, networking e discussões. Estar em contato com mais de 400 participantes de todo o mundo nos fez perceber diferentes perspectivas do mesmo cenário”, conta Pedro.

Segundo ele, o curso de Administração Pública da Unicamp possibilita formação técnica e teórica com foco em resoluções de problemas, permitindo construir um olhar crítico sobre a realidade de muitos desafios enfrentados pela sociedade. “Muitos conhecimentos desenvolvidos durante o curso foram aplicados durante o processo de construção da nossa solução”.

equipe

Membros da equipe: Jéssika Fujimura, Felipe Carneiro, Hugo Passos e Rogesson Barboza