Em projeto interdisciplinar com a Área da Saúde, vinte grupos de alunos do primeiro ano em Engenharia de Manufatura construíram fotobiorreatores para criação de microalgas, as quais poderão ser utilizadas pelo Laboratório de Biotecnologia (Biotec) para propósitos diversos, inclusive em pesquisas sobre medicamentos. A atividade está relacionada à disciplina Metodologia de Projetos, sob responsabilidade do Prof. Eduardo Okabe, e foi planejada conjuntamente com o Prof. Augusto Luchessi, coordenador do Biotec.

Microalgas são organismos unicelulares que crescem em água doce ou salgada e têm sido considerados responsáveis por grande parte da produção do oxigênio da terra. São organismos versáteis, ricos em proteínas e sais minerais, que permitem o desenvolvimento de diversas aplicações, como nutrição humana e animal, remédios, plásticos e biocombustíveis. "Em nosso laboratório, estamos produzindo microalgas transgênicas para produção de biofármacos, por exemplo. Foi um tipo de pesquisa com a qual tive contato nos Estados Unidos, durante o pós-doutorado", explica Augusto. As microalgas produzidas pelos alunos durante a atividade poderão ser utilizadas para as atividades de pesquisa do Laboratório de Biotecnologia. Os grupos que conseguirem produzir a maior quantidade de microalgas receberão as maiores notas.

"Todo ano buscamos projetos diferentes, para que os alunos de Engenharia possam desenvolver conhecimentos e habilidades diversas, inclusive que envolvam outras áreas de conhecimento, como a área da saúde, por exemplo", afirma Okabe. Assista aqui o vídeo sobre a atividade.

alunofotobio860