Professores das Engenharias e Prof. Guillaume Thomann em encontro na Faculdade

Os cursos de graduação em Engenharia de Produção e Manufatura da Faculdade têm uma forte parceria com o Instituto Politécnico de Grenoble (França) e oferecem a possibilidade de obtenção de dupla diplomação – ou seja, os alunos da FCA podem cursar parte de sua graduação na instituição francesa e enriquecer sua formação com importante vivência acadêmica internacional.

O Instituto é um grupo formado por várias escolas de engenharia e os alunos da FCA cursam diversas disciplinas durante três semestres, na Escola de Engenharia Industrial. Quando retornam ao Brasil e terminam a graduação na Unicamp, estes alunos obtém tanto o diploma da Unicamp quanto o diploma francês. “Atualmente, a dupla diplomação é muito valorizada no mercado de trabalho brasileiro. Há empresas grandes que preferem profissionais com essa experiência no currículo. É muito importante, acima de tudo, o enriquecimento cultural e acadêmico adquirido quando se estuda em uma das melhores escolas de engenharia da França”, afirma o Prof. Leonardo Tomazeli, responsável pelo convênio.

A parceria existe desde 2017 e todo ano são realizadas chamadas para selecionar os alunos interessados – atualmente, não há bolsas disponíveis e os estudantes arcam com os custos com recursos próprios. Na semana passada, docentes dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura reuniram-se com o Prof. Guillaume Thomann e acertaram melhorias para a parceria. “A intenção é que possamos enviar cada vez mais alunos para a França e também receber mais alunos franceses para estágio de pesquisa em nossos laboratórios”, explica Tomazeli.

Neste ano, dois alunos do 4º ano de Engenharia de Produção – William e John – foram selecionados e viajam em setembro, sendo que um deles receberá uma bolsa da própria instituição francesa. Interessados em saber mais sobre o processo podem procurar informações com a Diretoria de Ensino – contatos neste link.

alunos860

William e John, alunos selecionados para participar do programa em 2019