Na universidade pública, os trabalhos de conclusão de curso (TCCs) vão muito além de ser mera formalidade para que o aluno receba o diploma de graduação: longe de ficar adornando estantes ou ocupando espaço em gavetas, eles são concretizações de esforços acadêmicos que promovem impacto social e/ou geram benefícios e lucros diretos ou indiretos também para a iniciativa privada.

Um exemplo é o TCC da aluna Nathalia Servadio, que desenvolveu pesquisas e reflexões sobre barreiras que meninas e mulheres encontram no Brasil para praticar futebol ou futebol de salão, as quais deram origem ao livro “Meninas também jogam futebol”, recentemente publicado pela Giostri Editora e com lançamento marcado para o dia 24 de abril na Livraria Catedral, em Limeira.

Ela foi orientada pela Profa. Larissa Galatti, que em seu próprio mestrado trabalhou com publicações voltadas para esporte e público infantil e recentemente também orientou outros dois trabalhos que abordaram a questão de gênero no futebol e no futsal.

“No trabalho da Nathalia, unimos a pesquisa acadêmica com as habilidades de ilustração da aluna e retratamos as evidências científicas sobre o tema com uma linguagem adequada ao público infanto-juvenil”. O trabalho de investigação desenvolvido pela aluna está relacionado à linha de pesquisa “Esporte e Mulher”, recém criada no LEPE – Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte. Em agosto do ano passado, o LEPE promoveu o fórum permanente “Esporte e Mulher”, que congregou acadêmicos e esportistas para refletir sobre as condições de acesso das mulheres ao campo esportivo, seja no lazer, na prática amadora, como treinadoras ou gestoras.

Outros exemplos, que serão desenvolvidos em matérias futuras, podem ser encontrados em muitos TCCs das Engenharias, os quais envolvem estudos sobre problemas reais de empresas da região e muitas vezes oferecem soluções implementáveis e geradoras de ganhos diretos ou indiretos.