gra860

Atleta limeirense Erika Raiza Coimbra ensina série de exercícios com arco para alunos da Unicamp

Ontem, 21 de março, comemorou-se o Dia Internacional da Síndrome de Down, que neste ano traz o tema “Ninguém Fica para Trás”. O motivo do tema é explicado no site do Movimento Down, segundo o qual “todas as pessoas com síndrome de Down devem ter oportunidades para viver vidas plenas e serem incluídas em igualdade de condições com os demais, em todas as esferas da sociedade. (...) A realidade hoje é que atitudes negativas, baixas expectativas, discriminação e exclusão ainda fazem com que muitas pessoas com síndrome de Down sejam deixadas para trás. O Estado e a sociedade desconhecem os desafios que os indivíduos enfrentam ao longo de suas vidas e não oferecem as oportunidades e ferramentas necessárias para apoiá-los para que desenvolvam todo seu potencial e vivam suas vidas com plenitude. ”

Conhecendo este desafio e com o objetivo de fomentar e valorizar o compromisso social do conhecimento científico produzido na Universidade, a Professora Eliana Toledo Ishibashi, docente curso de Ciências do Esporte e responsável pela disciplina ‘CP205 – Temas Contemporâneos das Ginásticas’, criou em suas aulas uma atividade voltada ao desenvolvimento da ginástica rítmica para deficientes, entre eles as pessoas com síndrome de down.

A disciplina é obrigatória, oferecida todos os anos e cursada pelos alunos de Ciências do Esporte durante o 2º semestre do curso. “Abordamos diversas práticas e debates contemporâneos na disciplina, dentre eles a inclusão social por meio da ginástica. Estudamos a ginástica de competição e a ginástica para todos (de demonstração) desenvolvidas em programas nacionais e internacionais para a inclusão da pessoa com deficiência. Estando em contato com este público, os alunos podem desenvolver sua formação profissional e cidadã e elaborar ferramentas e ações em prol deste grupo, que geralmente é discriminado e não contemplado pelas políticas públicas ou iniciativas privadas de associações de promoção do esporte”, explica Eliana.

proeza860

Graduandos de Ciências do Esporte aprendem sobre Programa de Esportes Adaptados da Prefeitura de Limeira

No final do ano passado, as atividades envolveram o Programa de Esportes Adaptados (Proesa), da Secretaria Municipal de Esportes de Limeira, através da Professora da Prefeitura Denise Guimarães e das atletas Erika Raiza Coimbra e Ana Nely Meyer, que ensinaram séries de exercícios para os graduandos da Unicamp. A professora Eliana esclarece que a iniciativa foi baseada nas prerrogativas da pedagogia da autonomia de Paulo Freire, grande pedagogo brasileiro. “Trouxemos os sujeitos com deficiência para o papel de protagonistas. Mostramos que eles também são sujeitos de ação, ou seja, não estão somente à mercê das nossas intervenções, mas são pessoas capazes e disponíveis para nos ensinar várias coisas – e os graduandos de Ciências do Esporte puderam então entender e verificar isso na prática. Muitos deles afirmaram ter sido uma experiência marcante em suas formações. ”

A docente também chama atenção para o fato da área de estudos sobre inclusão de deficientes pelo esporte estar se desenvolvendo amplamente, dentro e fora do Brasil, inclusive na Universidade. Em 2017, ela foi convidada para participar da British Gymnastics' Disability Gymnastics Conference, co-organizada por Patrick Bonner, na Inglaterra, com todas as despesas pagas. No mesmo ano, a professora, que coordena o Laboratório de Experiências em Ginástica, recebeu menção honrosa pelo trabalho “A promoção da ginástica rítmica adaptada na Universidade: uma experiência interdisciplinar”. A pesquisa foi apresentada no V Simpósio Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição e desenvolvida em parceria com a Prof. Andrea Maculano Esteves, coordenadora do Laboratório do Sono e Exercício Físico.

860

As atletas Erika Raiza Coimbra e Ana Nely Meyer com a Professora Eliana Toledo Ishibashi, do LAPEGI - Laboratório Pesquisas e Experiências em Ginástica