A Administração Central da Unicamp envidou uma série de esforços para regularizar normativas da Universidade às atuais condições que passamos e também às exigências impostas pela comunidade. Abaixo destacamos as principais delas, relativas à Pesquisa e à Extensão:

- De acordo com a Deliberação CONSU-A-023/2020, os prêmios de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz” e o Prêmio de Extensão Universitária não terão premiação financeira na edição de 2020, por motivos de contenção de gastos em razão da situação orçamentária da Universidade.

- De acordo com a Deliberação CONSU-A-016/2020, o parágrafo único do artigo 5º veta ao Professor Colaborador ou Pesquisador Colaborador o recebimento de remuneração por atividades realizadas no âmbito de convênios celebrados pela Unicamp e/ou Funcamp, independentemente da fonte de pagamento.

Especificamente relativo à EXTENSÃO:
- De acordo com o Ofício Extecamp nº 13/2020, o sistema de avaliação de cursos da Extecamp foi atualizado e as principais modificações foram: 1) a redução no número de perguntas; e 2) Antes de baixar o certificado os alunos que ainda não preencheram a avaliação recebem um link para fazê-la. O novo sistema entrou no ar durante o primeiro semestre de 2020.

- De acordo com o Ofício Extecamp nº 14/2020, a Unicamp suspende temporariamente a criação de novos cursos de Especialização, Atualização e Aperfeiçoamento, até que seja atualizado o regulamento da Deliberação CEPE que cria e autoriza as especializações modalidade extensão universitária.

- Ocorreu entre Diretoria e professores responsáveis por cursos de especialização, modalidade extensão universitária, uma reunião de modo a pensar em estratégias para estes cursos face a atualização do regimento da pós-graduação que permite a cobrança em cursos de especialização na modalidade Lato Sensu. Fica aberta para comunidade da FCA a apresentação de demandas ao Grupo de Trabalho nomeado pela Reitoria para este fim. Já foi levantada a questão do aproveitamento de disciplinas cursadas por alunos da especialização na modalidade extensão para os cursos de especialização lato sensu.

Especificamente relativo à PESQUISA:
A CCP (Comissão Central de Pesquisa) está trabalhando numa série de frentes para:
a) regulamentar o Repositório de Dados de Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas e criar uma Comissão de Gestão de Dados de Pesquisa.
b) criar o Regimento do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC) da Universidade Estadual de Campinas.
c) instituir uma Política Institucional de Boas Práticas e Integridade em Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas e criar a Comissão de Integridade em Pesquisa (CIP).
d) instituir a Política Institucional de Acesso Aberto à Produção Intelectual e Científica da Universidade Estadual de Campinas.
e) regulamentar o funcionamento do Repositório da Produção Científica e Intelectual da Universidade Estadual de Campinas.

Os membros das Comissões de Pesquisa e Biblioteca foram comunicados para que, caso tenham sugestões para as frentes, que informem o Coordenador de Pesquisa para que possamos encaminhar à CCP.

Por fim, informamos que a Comissão de Pesquisa e a Diretoria da Faculdade de Ciências Aplicadas divulgaram, através da Informação APEX 007/2020, as orientações para elaboração, quando necessário, dos planos de uso emergencial dos laboratórios de pesquisa da Faculdade. Solicitamos parcimônia dos docentes nos pedidos apresentados.

Qualquer dúvida escrevam para a Diretoria de Pesquisa e Extensão: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.