Funcionários e docentes da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp se reúnem para Planes 2020

Texto e foto : Cristiane Kämpf | Comunicação FCA Unicamp

Durante os dias 12 e 13 de fevereiro, funcionários, docentes e Diretoria se reuniram para o Planejamento Estratégico e Pedagógico 2020. O encontro serve para que a comunidade interna apresente e analise conjuntamente os resultados do que foi realizado no ano anterior e coloque as principais ações programadas para 2020, além de discutir sobre os desafios centrais que espera enfrentar nos próximos 10 anos. O tema da palestra de abertura (minuto 26:04), ministrada pelo Prof. Luiz Bevilaqcua, foi "Universidade: a última reserva de nossa existência como nação independente".

Para a Profa. Sandra Gemma, atual Coordenadora de Graduação, a reunião é um momento especial e de grande valia profissional e pessoal. "Gostei muito do encontro. É um espaço especial de discussão aberta, com ampla participação de docentes e funcionários. Só por este fato, pra mim, ele já é motivo de orgulho e gratidão - em particular neste momento que estamos vivendo no Brasil, especialmente tão delicado para a universidade pública brasileira. Que exista uma unidade da Unicamp que pára as atividades para pensar o futuro conjuntamente - a curto, médio e longo prazo - e estruturar os seus objetivos e ações estratégicas, táticas e operacionais de uma forma tão qualificada, é algo de muito valor. Eu saio muito satisfeita deste encontro, embora todos saibamos dos grandes desafios que continuaremos enfrentando. Saio mais fortalecida, acreditando que, junto das pessoas com as quais trabalho, é possível construir algo melhor para todos".

O encontro também serve para que docentes recém-chegados conheçam mais sobre o ambiente de trabalho e os novos colegas. É o caso da Profa. Ângela Christina Lucas, da área de Administração e Administração Pública, que está na FCA há menos de um ano. "Foi muito bom conhecer os colegas de outras áreas. Pude me sentir mais integrada à Faculdade e perceber a instituição para além dos cursos - foi possível identificar oportunidades para trabalhos futuros, transversais e interdisciplinares. A questão da curricularização da extensão, por exemplo, me chamou muita atenção pois, como universidade pública, temos um papel fundamental de interação com a sociedade. O encontro abriu meus olhos para muitas possibilidades".

Segundo o Prof. Leonardo Tomazelli, atual Coordenador da Pós-Graduação, o planejamento permitiu renovar perspectivas interessantes de integração entre graduação, extensão, pós e pesquisa. "Achei também que, neste ano em particular, o engajamento de todos permitiu o surgimento de ideias bastante relevantes. O encontro é algo que nos caracteriza e que temos que manter vivo ao longo do tempo".

A importância da participação dos funcionários foi destacada por vários membros durante o encontro, já que são eles os responsáveis por permitir, técnica e administrativamente, a realização das atividades acadêmicas. Thaís Polydoro, atual Secretária da Diretoria, avalia o momento como possibilidade para ampliar o entendimento sobre as finalidades do trabalho administrativo diário e seus significados na construção dos propósitos da Universidade. "No dia-a-dia, ficamos muito focados a procedimentos e processos e corremos o risco de não enxergarmos a totalidade do que somos responsáveis por viabilizar. A palestra do Prof. Luiz Bevilaqcua também foi muito inspiradora neste sentido, promovendo reflexão e motivação".

O evento contou ainda com a participação da Profa. Teresa Atvars, atual vice-reitora da Unicamp, que falou sobre a importância do planejamento da Universidade estar relacionado a questões transversais que afetam nossa sociedade, como os problemas sócio-ambientais e políticos.