Funcionários da Faculdade que apresentaram projetos no SIMTEC 2019 - Simpósio de Profissionais da Unicamp. Da esq. para dir: Lucas Z. Sanches (RH), Felipe R. Serpeloni (TIC), Henry A. Godoy (TIC), Mariella C. Bertiz (RH), André F. Freitas (Hepdesk); Adilson Correr (Laboratórios); Enzo G. Beato (Diretoria Administrativa); e Ana Paula R. Lavoura (RH). Os projetos promoveram melhorias em processos, produtos e no ambiente de trabalho na Faculdade. Parabéns a todos!

Entre 2011 e 2019 cerca de 90 miniprojetos de transformação, redução, reciclagem e reutilização de materiais, máquinas, equipamentos e serviços na Faculdade promoveram uma economia de mais de R$ 300 mil em compra de materiais e serviços terceirizados e ainda possibilitaram oportunidades para práticas em aulas de engenharia. Esse é um exemplo dos projetos apresentados por funcionários da Faculdade durante a realização do SIMTEC 2019, entre 08 e 11 de setembro no campus de Barão Geraldo. O trabalho foi elaborado e realizado por Adilson Correr, Enzo Beato, Jamison Valiero e André Freitas.

Mariella Bertiz, Ana Paula Lavoura e Lucas Sanches promoveram melhorias no clima organizacional e no ambiente de trabalho de docentes e funcionários através do projeto 'Adequação e otimização do uso da sala de convivência da FCA Unicamp como espaço de compartilhamento e desenvolvimento pessoal'. Foram realizadas diversas adequações na infraestrutura física do espaço para que, além das refeições, ele comportasse encontros e rodas de conversa sobre temas de interesse dos funcionários, gerando desenvolvimento profissional e pessoal.

O projeto ‘Sistema informatizado para solicitações de afastamento de até 90 dias’, elaborado por Felipe Serpeloni, Mariella e Ana Paula, informatizou todo o processo de solicitação de afastamentos nacionais e internacionais de docentes para eventos ou pesquisas, gerando grande economia de uso e impressão de papéis e diminuindo o número de funcionários e horas de trabalho necessárias para o processamento dos pedidos. Além disso, a ação minimizou consideravelmente possíveis erros e poderá ser replicada nas demais unidades da Universidade.

Henry Alves de Godoy, funcionário do TIC, foi o responsável pelo trabalho ‘Entrega de endereços IPV6 ao usuário final utilizando o NAT64’ que, através da utilização do software livre Linux, conseguiu oferecer maior e melhor conectividade à rede sem fio da internet para os dispositivos móveis da comunidade de professores, alunos e funcionários. Além disso, a melhoria implementada permitirá a expansão da infraestrutura de rede ao longo do tempo, conectando equipamentos e sensores que venham a ser utilizados na era da Internet das Coisas.

O SIMTEC já está em sua sétima edição e foi elaborado pelos próprios funcionários da Universidade com o objetivo de proporcionar espaço institucional que permita a troca de conhecimentos e apresentação de trabalhos desenvolvidos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão.