logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



“Se deixarmos que somente o mercado decida que tipo de esporte deve existir, teremos somente o futebol adulto masculino – não vai existir outro tipo de esporte no Brasil. O patrocínio das empresas estatais, por exemplo, é parte importante dos recursos hoje destinados ao esporte brasileiro. O voleibol brasileiro só é o que é atualmente graças ao patrocínio do Banco do Brasil; a gente só tem seleção brasileira de futebol feminino graças à Caixa Econômica Federal. Se o mercado fosse a única fonte de recursos, seríamos uma monocultura do futebol, assim como fomos uma monocultura do café na década de 30”.

A afirmação acima é do Prof. Dr. José Roberto Gnecco, ex-membro da Comissão Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte Federal e um dos participantes da mesa redonda nomeada “O olhar do poder público sobre as Leis de Incentivo ao Esporte (LIE)”, que abriu o Fórum Permanente ‘Gestão do Esporte: a Lei de incentivo em Foco’ oferecido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp e sempre aberto a todos os interessados.

A discussão também contou com a participação do Prof. Dr. Ary José Rocco Júnior, membro da Comissão de Avaliação e Aprovação dos Projetos encaminhados à LIE Paulista – o palestrante apresentou os elementos do que pode ser considerado um bom projeto de incentivo ao esporte, assim como os pontos fortes e fracos normalmente encontrados nas propostas recebidas.

O evento, que ocorreu na última sexta-feira (dia 07) na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, foi organizado pelo Prof. Leandro Mazzei, docente da graduação em Ciências do Esporte, com o objetivo de abrir um debate entre os atores envolvidos com as Leis de Incentivo ao Esporte, especificamente da área política, de pesquisa e do contexto da prática. “Nossa intenção é proporcionar reflexão e conhecimento inter e multidisciplinar para que os projetos incentivados tenham maior sustentabilidade e maior efetividade enquanto iniciativas que envolvem as áreas das Políticas Públicas e do Esporte".

Duas outras mesas discutiram as pesquisas científicas sobre as leis de incentivo ao esporte no Brasil e o olhar dos profissionais do esporte sobre o mesmo assunto. A plateia, por sua vez, contou com a participação de vários gestores esportivos de diferentes municípios da região de Limeira e Campinas.

forumpermp860