logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



O Simpósio de Programação Metabólica Materna e Desfecho Fetal, organizado em conjunto pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Mato Grosso, reuniu em Limeira especialistas de 4 das 5 regiões do país, que trouxeram para o evento os resultados de suas pesquisas sobre os efeitos de alterações ambientais e genéticas que ocorrem em períodos críticos do desenvolvimento do feto, como a gestação, lactação e etapas iniciais da vida, influenciando a saúde e o aparecimento de doenças crônicas a longo prazo.

O evento ocorreu nos dias 24 e 25 de abril, no auditório do Hotel Carlton Suítes Limeira e atraiu cerca de 120 pessoas entre graduandos, pós-graduandos, profissionais, professores e pesquisadores da área. A Comissão organizadora foi composta por professores das três universidades e coordenada por Adriana Torsoni, docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo. Mais de 30 trabalhos científicos foram submetidos à avaliação e apresentados aos participantes.

Houve também o lançamento do Livro "Fisiologia da Nutrição na saúde na doença: da biologia molecular ao tratamento", com a presença de duas autoras, Professoras Carol Leandro da Universidade Federal de Pernambuco e Profa. Ana Lydia Sawaya da Universidade Federal de São Paulo.

Segundo os organizadores, um dos pontos altos do evento foi o início da criação de uma rede brasileira de estudos e cooperação científica sobre as origens do desenvolvimento de doenças e da saúde, área de investigação que vem se desenvolvendo muito mundialmente.

“Consideramos que o evento cumpriu seu objetivo principal de disseminação do conhecimento e educação continuada em Programação Fetal, além disso, a presença de importantes pesquisadores de vários estados brasileiros propiciou um clima de intensas discussões, cooperação e novas oportunidades. Estamos muito satisfeitos e animados para dar continuidade a esse evento nos próximos anos”, concluem.