logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



 

Interessados em acompanhar e participar das discussões do projeto de criação do Geoparque Corumbataí podem realizar suas inscrições no II Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí clicando aqui

O Projeto Geoparque Corumbataí é uma iniciativa que visa implementar um geoparque no território da Bacia do Rio Corumbataí, do qual fazem parte os municípios de Analândia, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes. O patrimônio geológico do Geoparque Corumbataí inclui rochas, cachoeiras, pinturas rupestres, fósseis, artefatos arqueológicos, mirantes, além de um dos maiores aquíferos do mundo, o Sistema Aquífero Guarani. Atualmente o projeto é reconhecido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). "Para a criação de um geoparque não é necessário a criação de novas leis. As leis que já existem dão conta da tarefa", explica a advogada e Profa. Luciana Cordeiro Fernandes. O segundo simpósio dará continuidade às atividades realizadas junto aos oito municípios da Bacia e a programação pode ser encontrada 

O evemto é promovido pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp e Instituto de Geociências e Ciências Exatas – IGCE, Campus de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista – UNESP e tem o apoio do Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra (PEHCT), do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, com o Grupo de Pesquisa CNPQ Aquageo Ambiente Legal, e Consórcio PCJ.

Para este evento foram convidados os Prefeitos e Vereadores dos oito municípios da Bacia, Deputados Estaduais e Federais, Secretários Municipais e de Estado, Membros das Comunidades Acadêmicas das universidades UNESP, UNICAMP e USP, Associações e Entidades de Classe e Profissionais, ONGs, Clubes de Serviço, Empresas diversas com sede e desenvolvimento de atividades na região.

Outras informações sobre o Projeto Geoparque podem ser obtidas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo número de whatsapp (19) 9 9287-9849.