Entre os dias 8 e 12 de abril estão ocorrendo, em todo o Brasil, eventos promovidos por empresários juniores para fortalecer a relação do Movimento Empresa Júnior junto às Instituições de Ensino Superior. A Unicamp participa da mobilização com suas vinte e duas (22) empresas juniores de consultoria, sendo que três delas estão na Faculdade de Ciências Aplicadas: Integra – Consultoria em Engenharia e Gestão; Eixo Público – Consultoria na Área Pública; e CENS – Consultoria em Esporte, Nutrição e Saúde.

O Movimento Empresa Junior (MEJ) atua no Brasil há mais de 30 anos e, segundo seus organizadores, “luta por um país mais empreendedor, formando pessoas comprometidas e capazes de transformar o Brasil por meio da vivência empresarial e da realização de projetos para a sociedade”. Atualmente, o MEJ está presente em todos os 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, conectando mais de 20 mil estudantes universitários distribuídos por mais de 800 empresas juniores.

A Lei Nº 13.267, promulgada no dia 6 de abril de 2016, reconhece a legitimidade da criação e organização das Empresas Juniores perante as Instituições de Ensino Superior brasileiras. Os organizadores do movimento informam que, somente em 2018, foram realizados mais de 30 mil projetos de consultoria em todo o país, somando um faturamento que ultrapassa os 28 milhões de reais. “Todo esse dinheiro é totalmente reinvestido na capacitação empreendedora dos membros, que realizam um trabalho totalmente voluntário”, explicam.

Em Limeira e Sorocaba estão ocorrendo encontros presenciais entre professores e estudantes para discutir a importância do apoio docente na execução dos projetos e de quais formas essa aproximação pode se concretizar. “Estreitar o contato com professores em prol dos nossos projetos de consultoria significa ganhar um respaldo aprofundado e técnico do que entregamos, garantindo a qualidade do serviço feito pelos empresários juniores”, afirma a estudante Daniela Ester, do 4º ano do curso de Engenharia de Produção da FCA Unicamp.

A participação de estudantes em atividades extracurriculares é de extrema importância para a sua formação pessoal, acadêmica, técnica e profissional. Através da execução de projetos aplicados à problemas reais da sociedade, os empresários juniores desenvolvem, competências essenciais para o mercado de trabalho e para a construção de um Brasil mais ético e empreendedor.