Seleccione su idioma

O cientista do esporte: de olho no futuro
02 860 05 860 03 860

O curso de Ciências do Esporte forma profissionais de educação física legalmente reconhecidos e devidamente credenciados, e tem como objeto de estudo uma das maiores manifestações socioculturais da nossa sociedade.

O esporte é um fenômeno que envolve tanto a paixão, o espetáculo, o desenvolvimento pessoal, a educação, o lazer, a competição e a gestão esportiva, quanto o conhecimento científico, que será discutido, tratado e aprofundado durante o curso, por um corpo docente novo e altamente qualificado. O curso nasceu junto à inovadora proposta de criação da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, cujo projeto pedagógico contribui para a formação de profissionais de excelência frente às exigências do século XXI. Tal perspectiva busca a formação integral do aluno e o desenvolvimento de competências e habilidades, investindo na interdisciplinaridade e na criatividade, na convivência interpessoal e na vivência e participação na vida esportiva da sociedade.

O curso concentra-se no estudo do esporte, no sentido abrangente e plural, envolvendo quatro eixos norteadores: conhecimentos básicos do esporte; conhecimentos específicos e aplicados ao esporte; gestão do esporte e políticas públicas; saúde, esporte e lazer. Está orientado à aprendizagem, ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento dos conhecimentos específicos e interdisciplinares necessários ao domínio científico desse universo. Por meio da organização de um modelo pedagógico capaz de adaptar-se à dinâmica das demandas da sociedade, esse curso de graduação pretende ser uma etapa de formação profissional que, partindo do princípio de união entre teoria e prática e da interação entre pesquisa, ensino e extensão, desencadeie um processo de educação continuada no egresso, para formar profissionais capazes de atuar de maneira diferenciada no mercado de trabalho relacionado às ciências do esporte, demonstrando habilidades e competências com sólido alicerce teórico que permeie toda a sua prática profissional.

Áreas de atuação

O estudante formado em Ciências do Esporte pela Unicamp estará apto a atuar no ensino, treinamento, assessoria, planejamento, gestão, execução e avaliação de programas e projetos esportivos voltados para diferentes grupos. Poderá, também, atuar na área da pesquisa científica, com investigações e estudos referentes às várias temáticas relacionadas ao esporte e ao exercício sistematizado, ao ensino e atuação em diferentes modalidades esportivas, além de sua gestão e organização, considerando as diferentes abordagens e possibilidades da sociedade atual. A qualificação para atuação no mercado de trabalho tem como finalidade principal a formação de professores/treinadores esportivos com competência para exercer atividades em instituições públicas, autarquias, confederações, federações e clubes esportivos, associações, academias e empresas promotoras de atividades esportivas e de gestão do esporte. Enfim, os estudantes formados serão também considerados profissionais da área da saúde, aptos ao credenciamento no Conselho Federal de Educação Física, capazes de atuar de forma integrada e compartilhada na promoção, prevenção e recuperação da saúde por meio da atividade esportiva, além da atuação específica nos domínios da pedagogia do esporte, do treinamento esportivo, da fisiologia, bioquímica e biologia molecular do exercício, da biomecânica, do esporte paralímpico, da investigação científica, das políticas públicas, da gestão e do lazer esportivo.

Atividades do curso

Além de desenvolver o ensino formal pautado numa matriz curricular moderna e reestruturada desde 2016, o curso conta com laboratórios de pesquisa científica e ensino em diversas áreas, proporcionando a convivência produtiva entre alunos de pós-graduação e graduação, e com convênios com equipes de alto rendimento e confederações de diferentes modalidades. Estão previstas atividades esportivas que integram ensino, pesquisa e extensão, oferecidas à comunidade interna e externa, com a participação de docentes, profissionais formados, alunos, estagiários e bolsistas. Além disso, completam o curso, entidades estudantis atuantes e participativas, a Associação Atlética Acadêmica e a Empresa Junior, ambas de Saúde e Esporte, e uma parceria com a Associação Atlética Banco do Brasil, onde atualmente são desenvolvidas as atividades práticas pedagógicas do curso.

Título conferido: Bacharel em Ciências do Esporte
Duração: mínima de 8 semestres; máxima de 12 semestres

Para conhecer a estrutura curricular do curso, consulte o Catálogo de Graduação no site da Diretoria Acadêmica (DAC).

Para conhecer a estrutura completa do curso, consulte o Projeto Pedagógico.

Coordenadora de Ensino de Graduação

Profª. Drª. Sandra Gemma

Secretária de Graduação

Bruna F. Ribeiro Lopes

Links úteis

Para dúvidas, visite o nosso FAQ FCA - perguntas e dúvidas frequentes FCA - perguntas e dúvidas frequentes.

Para acesso a documentos, caderno de horários, informações sobre TCC, estágio e PAD, ou contato com a Diretoria de Ensino, visite nossa página de Atendimento.

Pós-Graduação FCA

POSTGRADO

Programas de Posgrado Stricto Sensu (Maestría y Doctorado).

Graduação FCA

GRADO

Seis cursos en áreas de ingeniería, salud y administración.

Pesquisa FCA

Actividades y proyectos de nuestros centros de investigación y laboratorios.

Extensão_FCA

EXTENSIÓN

Cursos, convenios, servicios y eventos para la comunidad.

FCA Biblioteca860

La Biblioteca FCA forma parte del Sistema de Bibliotecas de la Unicamp (SBU).