Seleccione su idioma

Da segurança alimentar à atenção dietética
02 860 05 860 03 860

O nutricionista é um profissional com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. Tal atuação contribui para a melhoria da qualidade de vida, pautada em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

As mudanças na sociedade, em busca de melhor qualidade de vida, serviços economicamente sustentáveis, produtos alimentares mais saudáveis entre outros, tornam o profissional de nutrição cada dia mais importante. Logo, a nutrição é uma área promissora e com inúmeras possibilidades de atuação.

O curso de graduação em Nutrição da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) foi pensado para a formação de profissionais com habilidades e competências para o exercício em todos os campos de atuação do nutricionista. O nutricionista hoje pode trabalhar em diversos locais e contextos como: hospitais, prefeituras, consultórios, escolas, clubes esportivos, instituições públicas, professor de cursos técnicos, restaurantes institucionais, restaurantes comerciais, indústria de alimentos, assessoria e consultoria em nutrição, vigilância sanitária e outros locais em que o binômio ‘saúde e nutrição’ seja necessário. As seis grandes áreas de atuação do nutricionista, quem englobam os locais citados são: nutrição em alimentação coletiva, nutrição clínica, nutrição em saúde coletiva, nutrição em esportes e atividade física, nutrição na cadeia de produção de alimentos na indústria e no varejo e nutrição docência, pesquisa e extensão. Ao fazer o curso de Nutrição na FCA o aluno sai habilitado e seguro a seguir e se aprimorar em qualquer uma dessas áreas.

A grade curricular do curso estabelece-se de forma condizente com as exigências da atualidade, pois além das questões específicas das ciências da saúde, da alimentação e da nutrição, o curso possui uma interface com os fundamentos das ciências humanas e sociais, que estimula a reflexão crítica sobre a realidade social e econômica em que o profissional está inserido. O curso oferece também disciplinas que estão em consonância com as principais discussões científicas no campo da nutrição inclusive tratando de assuntos modernos como, por exemplo, nutrigenômica, alimentos transgênicos, alimentos funcionais e assessoria em nutrição.

O processo de formação estrutura a sua identidade a partir de três núcleos distintos de disciplinas: (I) o Núcleo Geral Comum (NGC); (II) o Núcleo Comum da Área de Saúde e (III) o Núcleo de Formação Específica. A formação específica em nutrição está dividida em três blocos de disciplinas que irão construir a formação do conhecimento na área. No primeiro grupo de disciplinas, o aluno é levado ao estudo dos alimentos, sua composição e modificações sofridas durante todo o processo desde a colheita até o seu preparo para o consumo pelos indivíduos, o controle higiênico e sanitário dos alimentos e processos, além do estudo da gestão de serviços de alimentação. No segundo grupo de disciplinas, o aluno é conduzido a entender as políticas públicas e sociais e as possíveis intervenções, compreendendo como as questões sociais afetam a alimentação, agricultura e urbanização, projetos de intervenção com a população e os aspectos sociais em todas as etapas do processo produtivo do alimento, ou seja, do campo à mesa. No terceiro grupo de disciplinas, o aluno construirá os conhecimentos sobre as necessidades individuais dos grupos de alimentos e nutrientes nos diferentes ciclos da vida e em diferentes condições de saúde, a utilização de alimentos e nutrientes no tratamento de diversas doenças, e as inter-relações existentes entre os nutrientes e expressões gênicas na resposta aos diversos tratamentos nutricionais.

Título conferido: Bacharel em Nutrição

Duração: mínima de 10 semestres; máxima de 15 semestres

Para conhecer a estrutura curricular do curso, consulte o Catálogo de Graduação no site da Diretoria Acadêmica (DAC).

Para conhecer a estrutura completa do curso, consulte o Projeto Pedagógico.

Coordenadora de Ensino de Graduação

Profa. Dra. Sandra Gemma

Coordenador do Curso de Nutrição

Profa. Dra. Rosângela Maria Neves Bezerra

Secretária de Graduação

Bruna F. Ribeiro Lopes

Links úteis

Para dúvidas, visite o nosso FAQ FCA - perguntas e dúvidas frequentes FCA - perguntas e dúvidas frequentes.

Para acesso a documentos, caderno de horários, informações sobre TCC, estágio e PAD, ou contato com a Diretoria de Ensino, visite nossa página de Atendimento.

Pós-Graduação FCA

POSTGRADO

Programas de Posgrado Stricto Sensu (Maestría y Doctorado).

Graduação FCA

GRADO

Seis cursos en áreas de ingeniería, salud y administración.

Pesquisa FCA

INVESTIGACIÓN

Actividades y proyectos de nuestros centros de investigación y laboratorios.

Extensão_FCA

EXTENSIÓN

Cursos, convenios, servicios y eventos para la comunidad.

FCA Biblioteca860

BIBLIOTECA

La Biblioteca FCA forma parte del Sistema de Bibliotecas de la Unicamp (SBU).