Seleccione su idioma

Proposta inovadora e comprometida com o interesse público
02 860 05 860 03 860

O curso de Administração Pública da Unicamp forma profissionais com perfil inovador, criativo, empreendedor e com competência para negociar e conciliar interesses, administrar as instituições públicas e analisar aspectos fundamentais da ação e do papel do Estado na sociedade.

Trata-se de uma área de estudos para a qual convergem saberes de diferentes áreas do conhecimento, incluindo administração, economia, finanças, métodos quantitativos, ciência política, direito e relações internacionais, o que possibilita compreender de modo amplo a dinâmica da sociedade, a atuação do setor público e os processos de formulação, implantação e avaliação de políticas públicas. Desse modo, o curso pretende contribuir de modo significativo para a promoção do bem comum e do interesse público.

Estrutura curricular

O curso adota a interdisciplinaridade como princípio metodológico fundamental. Nesta perspectiva pedagógica, o processo de formação contempla três núcleos distintos de disciplinas: I) o Núcleo Geral Comum (NGC), que busca oferecer uma formação humanística para criar um profissional capaz de lidar com as múltiplas e rápidas transformações da realidade, consciente do seu papel social e apto a intervir na sociedade para transformá-la de acordo com as necessidades do nosso tempo; II) o Núcleo Comum da Área de Administração, que contempla disciplinas de formação profissional orientadas para a resolução  de problemas reais que emergem no cotidiano das organizações, oferecendo conceitos, abordagens e ferramentas que preparam os estudantes para a atuação profissional na área; e III) o Núcleo de Formação Específica, que privilegia a discussão mais aprofundada de temas relativos à administração do setor público e à formulação, implantação e avaliação de políticas públicas. Também são oferecidas disciplinas eletivas com o objetivo de dar ao aluno oportunidade de intensificar o estudo em áreas do seu interesse. As disciplinas relativas ao Trabalho de Conclusão de Curso e estágio contribuem para a integração entre a prática nas organizações e a reflexão acadêmica.

Atuação do profissional

O profissional formado em Administração Pública pela Unicamp será capaz de atuar, de forma sistêmica, como administrador em todos os âmbitos da vida social e econômica que dizem respeito à esfera pública. O campo de atuação do administrador público é amplo, incluindo as diferentes estruturas do serviço público, organizações não governamentais, fundações privadas e empresas que desenvolvem ações de responsabilidade social, empresas privadas que interagem com o poder público e organismos internacionais. Em todas essas esferas, o administrador público está habilitado para elaborar programas de metas, gerenciar orçamento, planejar e implantar programas sociais, elaborar e planejar processos de licitação pública, promover o contato entre o poder público e as demais organizações da sociedade, além de atuar diretamente na elaboração e execução das políticas públicas, potencializando seus benefícios.
O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) foi idealizado em uma perspectiva de transformação social e econômica, com a possibilidade também de engajamento do(a) estudante em atividades na comunidade. A FCA também fornece um conjunto de atividades que o(a) estudante pode se engajar, como a atuação em organizações estudantis. O curso opera numa perspectiva de empoderamento do(a) aluno(a), tornando-o(a) ativo no processo de aprendizagem, de forma a se aproximar da possibilidade de resolução de problemas reais da sociedade.

Título conferido: Bacharel em Administração Pública
Duração: mínima de 8 semestres; máxima de 12 semestres

Para conhecer a estrutura curricular do curso, consulte o Catálogo de Graduação no site da Diretoria Acadêmica (DAC).

Para conhecer a estrutura completa do curso, consulte o Projeto Pedagógico.

Coordenadora de Ensino de Graduação

Profa. Dra. Sandra Gemma

Coordenador do Curso de Administração Pública

Prof. Dr. André Sica de Campos

Secretária de Graduação

Bruna F. Ribeiro Lopes

Links úteis

Para dúvidas, visite o nosso FAQ FCA - perguntas e dúvidas frequentes FCA - perguntas e dúvidas frequentes.

Para acesso a documentos, caderno de horários, informações sobre TCC, estágio e PAD, ou contato com a Diretoria de Ensino, visite nossa página de Atendimento.

Pós-Graduação FCA

POSTGRADO

Programas de Posgrado Stricto Sensu (Maestría y Doctorado).

Graduação FCA

GRADO

Seis cursos en áreas de ingeniería, salud y administración.

Pesquisa FCA

Actividades y proyectos de nuestros centros de investigación y laboratorios.

Extensão_FCA

EXTENSIÓN

Cursos, convenios, servicios y eventos para la comunidad.

FCA Biblioteca860

La Biblioteca FCA forma parte del Sistema de Bibliotecas de la Unicamp (SBU).