Da religação interdisciplinar à religação ontológica: percursos de uma tentativa de reaproximação entre conhecimento e vida
Nara Cristina Moreira Almeida
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Orientadores: Eduardo José Marandola Junior, Roberto Donato da Silva Junior
Este trabalho visa o deslocamento dos dizeres sobre interdisciplinaridade e suas práticas para o âmbito da existência. Na forma de percursos de uma tentativa de reaproximação entre conhecimento e vida, sob o ponto de vista da fundamentação, concepções como o indeterminado, o fragmentado e o complexo são problematizados. Identificando na ideia de religação interdisciplinar o apelo à autocompreensão, à autoconsciência e a necessidade de uma nova pedagogia, o trabalho assume a radicalidade de uma existência que, em existindo, entende-se a si mesma. Cada percurso é aberto por uma questão central e desdobrado em pontos de inflexão que convocam a autora ao centro dos questionamentos, a partir do relato de suas próprias experiências. Neste sentido, assumindo vida e conhecimento como compondo uma mesma tecitura e organicidade, desdobra-se nas dificuldades do paradoxo de uma busca que já se encontrou e que a todo tempo já se perdeu - o que aponta para as dificuldades como as do sentido como o translúcido, do ser, do estatuto da biopolítica e da diferença como modos de inteligibilidade, da delimitação das disciplinas científicas e do modo de ser contemporâneo. Neste estado de coisas, a trama da interdisciplinaridade não é contemplada por seus mecanismos prático-científicos, mas pela ambígua dramaticidade de se constituir tanto historicamente quanto ontologicamente como um ponto de chegada que é, ao mesmo tempo, um ponto de partida. Instalada entre os limites dos conhecimentos disciplinares e a necessidade de superação dessas limitações, a interdisciplinaridade aponta para solicitações como a de se poder ouvir a condição de uma existência que no instante mesmo em que se convoca o entendimento de si e do mundo é a interrupção deste entendimento, na forma de uma vida vivida sem respostas. Assim, desenha-se como a perspectiva de um deslocamento entre a ideia de religação interdisciplinar e a proposta e possibilidade de uma religação mais fundamental entre conhecimento e vida, um tipo de leitura que se propõe a desvelar sua situação sob ponto de vista existenciário. Esta leitura pode ser balizada pela seguinte pergunta: o que é que ao nível da vida sustenta a ideia de religação interdisciplinar? Ao que se chega, uma vez percorridos os percursos, a uma interdisciplinaridade vivenciada nos termos de um interposto interdito.
Palavras chaves: Fenomenologia, Epistemologia, Abordagem interdisciplinar do conhecimento, Angústia, Existencialismo