Para além do espaço escolar e a pergunta pelos modos de ser da autonomia na educação
Marcela Elisa Beraldo de Paiva
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Orientadores: Eduardo José Marandola Junior, Roberto Donato da Silva Junior
Muito se debate sobre a necessidade do incentivo à autonomia no âmbito da educação. Novas formas de educar surgem, cada qual com sua metodologia para contribuir nesta tarefa ancestral que é "preparar o ser humano para o mundo". Neste trabalho, a partir de experiências fenomenológicas junto a diferentes iniciativas educacionais formais e não formais em Bom Jesus dos Perdões/Brasil e na Cidade do Porto/Portugal trouxemos à luz questionamentos voltados para a educação contemporânea, o que nos levou a investigar: como aparece a autonomia no âmbito escolar? É válido dizer que não se faz cerne deste trabalho a pretensão de responder a tais questionamentos, e sim, de colocar este questionamento em diferentes perspectivas para a abertura a possíveis compreensões. Este estudo divide-se em três partes. Na primeira, o intuito é estabelecer a problematização à luz do paradoxo em que se encontra a crise da educação: as possíveis falências dos modelos escolares dos séculos XIX e XXI; na segunda parte, compreender o fenômeno da autonomia como centro da discussão, indo além do conceito hegemônico do "fazer sozinho". Aqui, o que nos seduz é o modo de ser da autonomia, é o sendo autônomo. E na terceira e última parte, o foco principal é relatar o trabalho de campo vivido e a partir dele, fazer-ver os aparecimentos da autonomia.
Palavras chaves: Experiência, Fenomenologia, Autonomia escolar