Obras que ferem a carne: a arte macabra de Ed Gein
Stephanie Ares Maldonado
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas
Orientadores: Eduardo José Marandola Junior, Gustavo Silvano Batista
Quando investigamos uma arte macabra como a de Ed Gein, logo descobrimos que ela não foi a primeira de sua espécie e nem a última. Isso não significa que ela não reserve nada de incomum para si, mas que sua importância é sensível e se dá pelo que marca em nossa carnalidade, com modos e intensidades diferentes, inspirando tantas outras expressões. A ontologia sensível de Maurice Merleau-Ponty nos ajuda a pensar essas complexas relações e abre espaço para caminhos ainda não pavimentados sobre essa manifestação humana persistente e pouco compreendida que é a arte macabra, nos fazendo interrogar seu papel no mundo das artes e até as nossa próprias concepções de arte. Com descrições como estratégia de aproximação ao fenômeno e um esforço dialético que permitiu a emergência de vários sentidos, a pesquisa compreendeu questões que tangenciam não apenas Ed Gein, em sentido estrito, mas também vida e morte, individualidade e coletividade e mediação e violência.
Palavras chaves: Dialética, Fenomenologia, Maurice Merleau-Ponty, Vida e Morte