Meu quarto virou uma sala de aula!
Gambiarras Dodiscência na Pandemia de COVID-19
Felipe Costa Aguiar / Universidade Estadual de Londrina
Antonio Bernardes / Universidade Estadual de Campinas - FCA
Resumo
Objetivamos descrever as experiências da dodiscência durante o Ensino remoto emergencial (2020-2021), sendo ele a estratégia de funcionamento adotada pelas escolas devido ao isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19. Metodologicamente, recorremos à descrição fenomenológica, que busca romper a atitude natural perante os fenômenos, voltando-nos rigorosamente para a experiência fáctica. Primeiro apresentamos as descrições da docência e depois as experiências discentes, para então, trazermos o cruzamento delas por meio da dodiscência. Concluímos que as precariedades da pandemia solaparam docentes e discentes, sendo a dodiscência uma possibilidade de abordar a complexidade desses impactos, que ainda precisam ser documentados e melhor explorados.
Palavras-chave: Aulas online, Escola, Ensino remoto emergencial, Trabalho docente, Precarização do trabalho