Meu quarto virou uma sala de aula!

Gambiarras Dodiscência na Pandemia de COVID-19

Felipe Costa Aguiar / Universidade Estadual de Londrina

Antonio Bernardes / Universidade Estadual de Campinas - FCA

Resumo

Objetivamos descrever as experiências da dodiscência durante o Ensino remoto emergencial (2020-2021), sendo ele a estratégia de funcionamento adotada pelas escolas devido ao isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19. Metodologicamente, recorremos à descrição fenomenológica, que busca romper a atitude natural perante os fenômenos, voltando-nos rigorosamente para a experiência fáctica. Primeiro apresentamos as descrições da docência e depois as experiências discentes, para então, trazermos o cruzamento delas por meio da dodiscência. Concluímos que as precariedades da pandemia solaparam docentes e discentes, sendo a dodiscência uma possibilidade de abordar a complexidade desses impactos, que ainda precisam ser documentados e melhor explorados.

Palavras-chave: Aulas online, Escola, Ensino remoto emergencial, Trabalho docente, Precarização do trabalho

COSTA AGUIAR, F.; BERNARDES, A. Meu quarto virou uma sala de aula! : Gambiarras e Dodiscência na Pandemia de COVID-19. Kalagatos [S. l.], v. 20, n. 2, p. eK23029, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/10601. Acesso em: 11 dez. 2023.