Educação indígena e quilombola
Educação contextualizada para a alteridade
Eduardo Marandola Jr. / Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Jamille da Silva Lima-Payayá / Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Rodrigo Corrêa Teixeira / Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)
Resumo
A emergência e o fortalecimento de processos de educação contextualizada têm sido mobilizadas pela educação indígena e pela educação quilombola no Brasil nas últimas duas décadas. Estas têm desempenhado papel crucial no fortalecimento do enfrentamento da colonialidade, do racismo e das desigualdades da sociedade brasileira, reverberando em práticas educativas (escolares ou não). Este dossiê, que nasceu do Projeto Eduqui–Educação, identidade e alteridade: educação quilombola em comunidades negras e indígenas, projeto de pesquisa e extensão do Laboratório Saberes Geográficos e Alteridade (SABGEO) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que articulou uma ampla rede de entidades educacionais, movimentos sociais e universidades, oferecendo formação para centenas de educadoras e estudantes durante os anos de 2020 e 2021, no difícil período da pandemia do COVID-19.
Palavras-chave: educação indígena, educação quilombola, colonialidade