
"Escrita e Narração", sob a autoria de Eduardo Marandola Jr., é um texto publicado como um capítulo de livro na obra "Geografia e Criatividade" de organização de Alessandro Dozena. Dozena, na apresentação do livro, enfatiza que esses escritos discutem "a escrita científica como um ato criativo e narrativo do mundo contemporâneo" (p. 18). 
 
No prefácio da obra, Oswaldo Bueno Amorim Filho nos dá uma introdução a respeito do texto:
A “Escrita e Narração” de Eduardo Marandola é uma reflexão profunda e complexa sobre alguns aspectos da produção intelectual recente e atual, centrada (esta reflexão) em dois polos que tornam possível a própria comunicação, aí incluídas aquelas ligadas tanto à geografia, quanto às artes! O autor mostra os perigos e, ao mesmo tempo, o papel empobrecedor de grande parte da “narração contemporânea” não ser alimentada pela “criatividade” mas, ao contrário, ser “moldada (...) por informações e grandes bases de dados”! Diz ele, que apesar disso, a “virada criativa” vem ocorrendo na geografia e que, nesse processo, é fundamental o papel das geograficidades que, embora ele não afirme explicitamente no texto considerado, é um dos resultados das perspectivas fenomenológicas na geografia das últimas décadas! Por último, ele deixa uma pergunta que é ao mesmo tempo, uma porta para o futuro: “A criatividade, como prática acadêmica, poderia oferecer possibilidades de reconexão com setores da sociedade que consideram o discurso científico etéreo, distanciado e para poucos?”. (p. 81-82)
 
Para ter acesso a este capítulo e a toda obra, acesse: DOZENA, Alessandro (org.). Geografia e criatividade. Rio de Janeiro: Travassos, 2025. 569 p.
 
 
   | SOBRE A OBRA "GEOGRAFIA E CRIATIVIDADE"
  
 
 
 
A obra se relaciona com a trajetória dos seus autores(as) e suas múltiplas aproximações com a criatividade nas abordagens geográficas. 
"O livro revela que a criatividade é fundamental para a criação de outras realidades pelas inspirações que dela brotam, permitindo que a geografia se reorganize teórico-metodologicamente, em sua relação próxima com e no mundo. Desejo verdadeiramente que a leitura e consulta a esse livro proporcione outras aproximações e expansões do conhecimento, servindo como fonte de inspiração para outras reflexões; e que os textos atuem como flechas lançadas para o futuro."
Alessandro Dozena