BATISTA, G. S. et al. Educar-se como práxis: contribuições hermenêuticas para a Educação. 1. ed. Teresina: Edufpi, 2023.

Do “deixar-aprender” heideggeriano ao “educação é educar-se” gadameriano, a tradição da Hermenêutica Filosófica tem oferecido contribuições fundamentais para a prática pedagógica em seu sentido existencial, comunitário e filosófico. 
Pensar a educação como ato dialógico e como possibilidade de um acontecer, como experiência hermenêutica, tem oferecido caminhos para combater práticas que contribuem para a reificação das estruturas racistas e preconceituosas que atravessam as relações sociais contemporâneas.
Educar-se como práxis remete ao gesto intencional e libertário que a educação implica, como oportunidade e responsabilidade.
Os textos reunidos neste livro reverberam a tradição da Hermenêutica e suas relações com a Fenomenologia no campo da Filosofia da Educação, da Ontologia e da Linguagem, retinindo temas clássicos como a finitude, os modos-de-ser, a formação, a dialogicidade, a experiência hermenêutica e a práxis. Mas eles vão além, lidando com problemáticas atuais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os desafios de pensar o lugar-escola, o antropoceno, a educação do campo, as linguagens no processo dialógico pedagógico, bem como os embates com a historiografia da Filosofia e seu ensino.
Com um franco sentido interdisciplinar, este livro vem enriquecer a estante dos interessados em uma prática pedagógica comprometida com o diálogo e em uma educação em seu sentido amplo: existencial e prático.

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