Organizadores:
Fernanda Nogueira Viana IG - Unicamp
Tiago Rodrigues Moreira IG - Unicamp
Prazo de submissão prorrogado: 30 de junho de 2023
A proposta emergiu do Nomear - Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Geografia, do qual se insere o grupo de estudos de Gênero e Fenomenologia, em que, atualmente, acontecem debates sobre a obra e reverberações de Simone de Beauvoir. Desse modo, a partir da multiplicidade que se abre nesse grupo de estudos é que se iniciou o sonho da construção de um dossiê aberto para contribuições das mais diversas áreas que fomentam e imaginam as outras possíveis discussões sobre o gênero.
Entendemos que os debates que atravessam os estudos de gênero e suas reflexões não estão restritos a determinadas áreas, mas se presentificam na vida. Por isso, o dossiê almeja construir um espaço de construção interdisciplinar, fazendo o movimento de aproximação com as mais diversas áreas do conhecimento que poderão trazer esse diálogo em ensaios, pesquisas, relatos de experiência ou expressões artísticas.
A partir deste movimento, almejamos receber trabalhos engajados e comprometidos em realizar o diálogo com as experiências e atravessamentos que se perfazem na vida, encontrando as fissuras da existência como possibilidade de encontro com o que desejamos construir. Apostamos na abertura do pensamento enquanto modos de existência, e, por isso, o convite para publicação se estende para as pluralidades de áreas do conhecimento em que o campo de gênero, sexualidade e fenomenologia possam estabelecer. Acreditando nas brechas das fissuras que nos proporcionam o encontro com outras ciências e áreas do conhecimento, galgamos construir um caminho conjunto para pensar a sexualidade e o gênero em situação.