Organizadores:

Prof. Dr. Eduardo Marandola Jr. - Unicamp

Prof. Dr. Gustavo Silvano Batista - UFPI

Data-limite para submissões: 31/03/2023

Muitos autores ligados à fenomenologia lidam com a casa como uma temática fundamental. Tendo como referência a perspectiva cartesiana da tarefa da reconstrução da casa, notadamente no “Discurso do Método”, autores como Bachelard, Heidegger, Gadamer, Lévinas, entre outros, ressignificam a casa como um momento do próprio pensamento, especialmente em relação ao Outro. Em um certo sentido, há, na perspectiva fenomenológica, uma profunda ligação entre casa e filosofia.

Esta tradição marcou profundamente as reflexões do tema no último século. Articulando a questão do habitar com o pensar, o Ser e o Outro, o pensamento fenomenológico de casa contribuiu para fecundar diferentes campos e reflexões, como a Arquitetura e o Urbanismo, a Arte, a Geografia, a Literatura, as Ciências Sociais, dentre outros campos. O tema atravessou as últimas décadas colidindo com contextos sociais diversos, tornando-se um campo especialmente problemático nas experiências-limite do habitar (pós)pandêmico, que tem nos desafiado a repensar os sentidos da casa, diante e para além da tradição fenomenológica.

Neste sentido, a proposta do Dossiê “Sentidos fenomenológicos da casa: habitar experiências-limite” pretende reunir contribuições em torno da temática da casa e suas problemáticas filosóficas diante dos desafios do habitar contemporâneo, como experiências-limite, as quais nos desafiam a reconsiderar as topologias cotidianas da existência. Contribuições filosóficas e de outros campos do conhecimento serão bem-vindos, na forma de estudos, ensaios e pesquisas.

Saiba Mais