Web

Para consultar o mapa de localização das áreas estudadas nas teses e dissertações ligadas ao Observatório das Migrações em São Paulo, clique em http://bit.ly/LocalizaTeses

Sobre o trabalho

Resumo:
A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Projeto Temático “Observatório das Migrações em São Paulo” (FAPESP/CNPq), inserindo-se no Estudo Temático 2 “Trabalhadores Migrantes Rurais, Agroindústria Paulista e Mudanças Climáticas”, cujo objetivo é a descrição e análise das trajetórias sociais dos trabalhadores sazonais empregados na agroindústria paulista. Nesse sentido, almeja-se a compreensão dos trabalhadores rurais migrantes alocados nos setores citrícola e sucroalcooleiro, assim como, o entendimento dos espaços rurais e urbanos vinculados às especializações produtivas do agronegócio na presente década. Para tanto, realizaremos entrevistas em profundidade, bem como, aplicaremos questionários semi-estruturados com trabalhadores e ex-trabalhadores alocados em empregos associados ao agronegócio paulista.

Referência:
PEREIRA, Giovana Gonçalves. As Cidades do Agronegócio em São Paulo: Os trabalhadores migrantes rurais do corte de cana de açúcar e da colheita da laranja. Tese (Doutorado em Demografia). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas: Unicamp, em andamento. (Orientação: Rosana Baeninger).

Mais informações em CV Lattes