Web

Para consultar o mapa de localização das áreas estudadas nas teses e dissertações ligadas ao Observatório das Migrações em São Paulo, clique em http://bit.ly/LocalizaTeses

Sobre o trabalho

Resumo:
Um dos grandes problemas no estudo da pobreza é a aparente homogeneidade das análises de grandes áreas, pois o fenômeno é espacialmente heterogêneo. Ademais, não todos os pobres de um município nasceram nele, já que a migração pode ser adotada como estratégia de sobrevivência, o que implica em análises enviesadas se esta componente não for considerada. As relações entre migração e pobreza no Brasil não estão completamente esclarecidas, sendo o objetivo da tese dimensiona-las e caracterizá-las, avaliando sua evolução ao longo do tempo. Parte-se da hipótese de que a migração é um elemento que contribui para a (re)alocação da população pobre e não-pobre em distintos contextos nacionais, ao mesmo tempo em que pode reforçar a concentração dos mais pobres na origem, em função da própria seletividade migratória. Para desenvolver esta tese, propõe-se utilizar os dados dos Censos de 1950 a 2010, utilizando os módulos de migração e criando um índice de pobreza multidimensional, a partir do qual também se procura projetar a população pobre em 2020 e 2030.

Referência:
MARIA, Pier Francesco de. Migração e pobreza no Brasil: passado, presente e futuro (1950-2030). Tese (Doutorado em Demografia). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas: Unicamp, em andamento. (Orientação: Rosana Baeninger).

Mais informações em CV Lattes