Web

A fase 2 do Observatório das Migrações em São Paulo, Migrações Internas e Internacionais Contemporâneas no Estado de São Paulo, entre 2014 e 2018 (FAPESP 14/04850-1), em andamento, focaliza processos econômicos, sociais, culturais, políticos em âmbito internacional e nacional que na atualidade dão novos contornos e direções aos movimentos migratórios internos e internacionais, trazendo novos sujeitos/atores migrantes no, do e para o Estado de São Paulo. Estuda as migrações como fenômeno social complexo e multifacetado (Patarra, 1995), considerando o contexto específico de São Paulo enquanto espaço formado por imigrantes dentro de um processo permanente de transformação econômica e social (Fausto, 1991). O olhar para o século 21, exige, contudo, apreender as novas feições desse espaço paulista imigrante/emigrante em seu redesenho e rearticulação no aprofundamento da divisão social do trabalho internacional (Harvey, 1992; Sassen, 1988, 2010) e as migrações internas e internacionais no país.

Os desafios deste Observatório das Migrações em São Paulo, do ponto de vista teórico, estão calcados em apreender as “novas lógicas migratórias” (Dumont, 2006) – nas migrações internas e internacionais em São Paulo – no âmbito da “era da mobilidade”, como tem sido denominado o século 21 (Castles e Miller, 2004; Urry, 2000). A realidade atual evoca complexidades entre o local e o global (Giddens, 1991), transformando e reconfigurando espaços migratórios da migração interna e da migração internacional em territórios metropolitanos e não-metropolitanos (Baeninger, 2013) vinculados à circulação de mercadorias, pessoas e capitais (Sassen, 1988; Harvey, 1992; Dumont, 2006; Sassen, 2010).

Os movimentos migratórios internos e internacionais no Brasil, a partir dos anos 2000, reforçam a tendência de configuração de espaços da migração, com a necessidade de diferentes olhares para as escalas (Vainer, 2002) e arranjos transnacionais (Guarnizo et al., 2003; Portes, 1999; Sassen, 2010) aonde esses fluxos se processam, seus sentidos e repercussões dentro e fora das fronteiras territoriais. Consequentemente, do ponto de vista metodológico, o projeto busca enfrentar os desafios das fontes de dados e das metodologias mistas (Ariza e Velasco, 2012) para apreender o fenômeno migratório no século 21. Na perspectiva de análises interdisciplinares e organizado a partir de estudos temáticos, o Observatório das Migrações em São Paulo permitirá abarcar situações tão diferenciadas e específicas que contribuirão para o avanço no conhecimento científico acerca das migrações internas e internacionais no estado. Este projeto temático alavancará potencialidades de estudos acerca do fenômeno migratório que se processa, se expande e alcança espaços regionais e modalidades migratórias diferenciadas no e do território paulista, onde sua complexidade se reflete na simultaneidade de processos migratórios vinculados ao âmbito nacional, local, regional e internacional.

Referências

ARIZA, M. e VELASCO, L. (Org.) Métodos cualitativos y su aplicación empírica: por los caminos de la investigación sobre migración internacional. México: Universidad Nacional Autónoma de México-Instituto de Investigaciones Sociales/El Colegio de la Frontera Norte, 2012.

BAENINGER, R. (Org.) Migrações internacionais. Campinas: Núcleo de Estudos de População - Nepo/Unicamp, 2013. (Por Dentro do Estado de São Paulo – Volume 9). Disponível em: <http://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/_colecao.php>. Acesso em 10 de abril de 2016.

CASTLES, S.; MILLER, M. La era de la migracion: movimientos internacionales de población em el mundo moderno. México: Instituto Nacional de Migración, Fundación Colosio, Miguel Ángel Porrua, 2004.

DUMONT, G-F. Les nouvelles logiques migratoires au XXIe siècle. Outre-Terre, nº 17, 2006.

FAUSTO, B. Historiografia da imigração para São Paulo. São Paulo: Editora Sumaré: FAPESP, 1991.

GIDDENS, A. As conseqüências da modernidade. (Tradução Raul Fiker) São Paulo: Unesp, 1991. 177 p.

GUARNIZO, L.; PORTES, A.; HALLER, W. Assimilation and transnationalism: determinants of transnational political action among contemporary migrants. American Journal of Sociology, 108 (6): 1211-1248, 2003.

HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

PATARRA, N. L. (Coord.). Emigração e imigração internacionais no Brasil Contemporâneo. São Paulo: FNUAP, 1995.

PORTES, A. Migrações Internacionais: teorias, tipos e modos de incorporação. Oeiras: Celta, 1999.

SASSEN, S. The mobility of Capital and Labor. Cambridge: Cambrigde University Press, 1988.

SASSEN, S. Sociologia da Globalização. Porto Alegre: Artmed, 2010. 240 p. URRY, J. Societies. In: URRY, J. Sociology beyond societies: mobilities for the twenty-first century. Florence, KY, USA: Routledge, 2000. p. 1-20.

VAINER, C. As escalas do poder e o poder das escalas: o que pode o poder local? Cadernos IPPUR, ano XVI, n. 1, jan-jul, 2002.