Em sua primeira fase, entre novembro de 2009 a outubro de 2013 (FAPESP processo número 2009/06502-2), o Observatório das Migrações resgatou a trajetória das migrações internas e internacionais no Estado de São Paulo e suas implicações passadas, contemporâneas e futuras para a formação social paulista no período referente ao final do século 18 até a primeira década do século 21 (1790-2010). Envolveu 16 estudos temáticos, 17 pesquisadores responsáveis por tais estudos e cerca de 30 alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado; 15 defesas de mestrado e 8 de doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Demografia (Unicamp), em Sociologia (na Unicamp e na UFSCAR), em Hospitalidade (na Faculdade Anhembi-Morumbi), e, em Ciências Sociais (UNESP-Marília).
Dentre os resultados da pesquisa, a longa periodização, as variadas fontes de informação e os diferentes fluxos migratórios em distintas etapas econômicas apontaram a concomitância das migrações internas e internacionais em espaços privilegiados do Estado de São Paulo, tanto no passado quanto nas migrações contemporâneas. Tais análises permitiram conhecer e identificar processos migratórios internos e internacionais concomitantes, como tipos migratórios ou modalidades migratórias nos diferentes tempos e espaços da migração em São Paulo. A trajetória dos processos migratórios nacionais e paulistas, em sua construção teórico-metodológica dos tipos migratórios e as etapas da dinâmica econômica (Singer, 1973) [SINGER, P. Migrações internas: considerações teóricas sobre seu estudo. Economia política da urbanização. São Paulo: Brasiliense, 1973.], apontou as modalidades migratórias que emergiram da articulação entre esses fenômenos ao longo de quase duzentos anos de história da migração interna e que se desdobram em novas faces da migração interna e internacional no século 21 no país. Os resultados da fase anterior do Observatório das Migrações em São Paulo explicitaram também os limites do arcabouço teórico histórico-estrutural (tipos migratórios e etapas da economia) já no final do século 20, quando o Brasil, e particularmente São Paulo, se inserem em um contexto da reestruturação produtiva internacional.
Apoio:
Projeto Temático da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) – Observatório das Migrações em São Paulo (fases e faces do fenômeno migratório no estado de São Paulo) - Fase 1 - http://www.bv.fapesp.br/35876
Pesquisador Responsável:
Profa. Dra. Rosana Baeninger
CV Lattes - http://lattes.cnpq.br/0425133153453333
Biblioteca Virtual Fapesp http://www.bv.fapesp.br/13604
Instituição Sede:
Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó”–NEPO da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP - http://www.nepo.unicamp.br
Instituições envolvidas:
UNICAMP
Faculdade de Ciências Aplicadas - http://www.fca.unicamp.br
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - http://www.ifch.unicamp.br
Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura - http://www.cepagri.unicamp.br
Faculdade de Educação - https://www.fe.unicamp.br
Outras Instituições
Universidade Federal do ABC - http://www.ufabc.edu.br
Fundação Carlos Chagas - http://www.fcc.org.br
Universidade Católica de Santos - http://www.unisantos.br
Museu do Café - http://www.museudocafe.org.br
Museu da Imigração - http://museudaimigracao.org.br
Principais produções
BAENINGER, R. Fases e faces da migração em São Paulo. Campinas: Nepo/Unicamp, 2012. 146 p. Disponível em: <http://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/_faces_migracao.php>. Acesso em 10 de abril de 2016.
BAENINGER, R. (Org.) Imigração boliviana no Brasil. Campinas: Núcleo de Estudos de População -Nepo/Unicamp; Fapesp; CNPq; Unfpa, 2012. 316p. Disponível em: <http://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/_bolivianos.php>.Acesso em 10 de abril de 2016.
BAENINGER, R.; DEDECCA, C. (Org.). Processos Migratórios no Estado de São Paulo – Estudos Temáticos. Campinas: Núcleo de Estudos de População - Nepo/Unicamp, 2013. (Por Dentro do Estado de São Paulo – Volume 10). Disponível em: <http://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/_colecao.php>. Acesso em 10 de abril de 2016.
BAENINGER, R. (Org.) Migrações internacionais. Campinas: Núcleo de Estudos de População - Nepo/Unicamp, 2013. (Por Dentro do Estado de São Paulo – Volume 9). Disponível em: <http://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/_colecao.php>.Acesso em 10 de abril de 2016.
BAENINGER, R. Rotatividade Migratória: um novo olhar para as migrações internas no Brasil. Rev. Inter. Mob. Hum., v. 20, n. 39, p. 77-100, jul/dez., 2012. Disponível em: <http://ref.scielo.org/q3b8pm>. Acesso em 10 de abril de 2016.
BAENINGER, R.; PERES, R.; DEMÉTRIO, N. (Org.) Atlas Temático do Observatório das Migrações em São Paulo. Campinas: Núcleo de Estudos de População – Nepo/Unicamp, 2013. Disponível em: <http://bit.ly/AtlasMigra1>. Acesso em 10 de abril de 2016.