Os nossos projetos de pesquisa tem como principais temas a urbanização (e processos relacionados), as mudanças no uso e cobertura da terra (como os processos de desmatamento), além daqueles voltados para o desenvolvimento de abordagens para as análises espaciais aplicadas ao estudo da mobilidade espacial e da redistribuição da população.

2014 -  FAPESP

O projeto dá continuidade ao projeto temático Observatório das Migrações em São Paulo (Núcleo de Estudos de População - UNICAMP), com apoio da FAPESP (processo número 2009/06502-2) de 2009 a 2013. Nesta segunda fase da pesquisa (2014-2018), a problemática do Observatório das Migrações em São Paulo emerge a partir da necessidade de aprofundar o conhecimento teórico, metodológico e empírico acerca das configurações e das especificidades que os processos migratórios internos e internacionais assumem em diferentes espaços do território paulista na 'era da mobilidade'. O objetivo principal deste projeto é conhecer e analisar as transformações nos processos migratórios nacionais e nas migrações internacionais para, de e no Estado de São Paulo a partir das diversificadas modalidades migratórias. Em uma perspectiva interinstitucional e interdisciplinar, o projeto incorpora pesquisadores de diversas formações acadêmicas que dialogam com o fenômeno migratório. Do ponto de vista das competências institucionais-acadêmicas, aglutina pesquisadores de distintas instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo (UNICAMP- NEPO/CEPAGRI/IFCH/FCA), UFABC, Fundação Carlos Chagas, Museu do Café e Museu da Imigração).

http://www.bv.fapesp.br/pt/auxilios/87062/observatorio-das-migracoes-em-sao-paulo-migracoes-internas-e-internacionais-contemporaneas-no-estado/