Web

Para consultar o mapa de localização das áreas estudadas nas teses e dissertações ligadas ao Observatório das Migrações em São Paulo, clique em http://bit.ly/LocalizaTeses

Sobre o trabalho

Resumo:

Esta tese toma como tema a discussão de processos migratórios e identitários entre trabalhadores rurais da colheita da laranja em Matão, Estado de São Paulo, migrantes do Alto Médio Canindé piauiense. O objetivo é reconstituir as trajetórias desses trabalhadores rurais considerando a maneira como eles (re) constroem suas identidades sociais em suas idas e vindas. Serão utilizadas abordagens metodológicas da história oral e de biografias migratórias a fim de captar as relações sociais que se estabelecem na saída, no percurso, na chegada e na curta permanência em São Paulo. Também realizamos análises de dados quantitativos, em especial aquelas informações oferecidas pelo o Censo Demográfico de 2010 e pela Relação Anual de Indicadores Sociais (RAIS), dados que nos ajudaram a traçar o perfil dos trabalhadores migrantes no Estado de São Paulo. A análise dos conteúdos obtidos na pesquisa de campo é realizada a partir do cruzamento dos dados qualitativos e quantitativos revistos sob a luz da teoria sociológica. O intuito da tese, ao entrelaçar processos migratórios, espaciais e identitários, é recompor a complexidade das trajetórias sociais de trabalhadores rurais "permanentemente temporários" e as questões emergentes em cidades paulistas e piauienses.

Abstract:

This doctoral thesis has as major theme the discussion about migration and identity processes among workers of the orange harvest in Matão, São Paulo, who are migrants from Alto Médio Canindé of Piauí. The goal is to reconstitute the life path of these rural workers considering the way as they (re)construct their social identities from backwards and forwards. Methodological approaches about oral history and migratory biography will be used in order to understand the social relationships established in the departure, arriving and in the short stay in São Paulo. In addition, we have analyzed quantitative data, especially informations from Census Demographic of 2010 and from the Annual Relation of Social Indicators (RAIS), in order to draw the profile of the migrant worker in São Paulo. The analysis of the content from the field research is made by cross-linking qualitative and quantitative data, which are reviewed according to sociological theories. When this doctoral thesis interlaces migration processes, it has as intent to recompose the complexity of the social path of rural "permanently temporary" workers and restore emerging issues from cities of São Paulo e Piauí.

Referência:
MACIEL, Lidiane Maria. Entre o rural e o urbano: processos migratórios de trabalhadores rurais do Alto Médio Canindé piauiense para a Região Central do Estado de São Paulo. Tese (Doutorado em Sociologia). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas: Unicamp, 2016. (Orientação: Rosana Baeninger). Disponível em: http://bit.ly/Maciel2016