Web

Para consultar o mapa de localização das áreas estudadas nas teses e dissertações ligadas ao Observatório das Migrações em São Paulo, clique em http://bit.ly/LocalizaTeses

Sobre o trabalho

Resumo:

O objetivo principal desta tese é estudar a mobilidade espacial da população da Região Metropolitana de São Paulo, ou seja, a mobilidade intrametropolitana, a partir da perspectiva dos espaços de vida, com o uso dos conceitos de mobilidade residencial e migração, abrindo uma nova perspectiva analítica sobre os movimentos populacionais no território metropolitano. A pergunta central da tese é: quais são os espaços de vida da população da Região Metropolitana de São Paulo, considerando a mobilidade espacial da população. Com o objetivo de alcançar tal proposta, no primeiro capítulo, são estudados, em profundidade, os quesitos de migração e mobilidade pendular presentes nos censos demográficos brasileiros desde 1872, avaliando suas potencialidades e suas limitações, dentro desta nova perspectiva analítica. Para reconhecer o território estudado e o poder de influência dos municípios, no segundo capítulo, a Região Metropolitana de São Paulo é desvendada em relação ao histórico dos desmembramentos municipais e as implicações nos processos de mobilidade espacial da população, bem como se processou a constituição demográfica da região ao longo do tempo. Para avançar no entendimento dos processos migratórios ao longo das últimas décadas na região, entre 1980-2010, faz-se um levantamento minucioso dos movimentos migratórios de e para a Região Metropolitana de São Paulo, mas partindo-se dos grandes movimentos nacionais e passando pelos deslocamentos populacionais interestaduais e intraestaduais, além de analisar os movimentos intrametropolitanos. No capítulo final os espaços de vida são definidos, a partir da mobilidade pendular. De posse dos espaços de vida da população, por município, verifica-se como se processa a mobilidade espacial da população, considerando os espaços definidos da mobilidade residencial ou intrametropolitana e os espaços da migração. Desta forma é possível determinar o grau de influência dos espaços de vida sobre a mobilidade residencial.

Abstract:

The main objective of this thesis is to study the spatial mobility of the population of Metropolitan Region of São Paulo, i.e., the intra-metropolitan mobility, from the perspective of living spaces (Courgeau, 1975, 1980, 1988), with the use of residential mobility and migration concepts, opening a new perspective analytical on population movements in the metropolitan territory. The central question of this thesis is: What are the living spaces of the population of Metropolitan Region of São Paulo, considering the spatial mobility of the population. Aiming to achieve such proposal, in the first chapter, are studied, in depth, migration questions and commuting present in the Brazilian population censuses since 1872, assessing its potential and its limitations within this new analytical perspective. In the second chapter, to identify better the study area and the power of influence of the cities, the metropolitan area is unveiled in relation to the history of municipal dismemberment and the implications for spatial mobility processes of the population. To advance the understanding of migration processes over the past decades in the region, between 1980-2010, a thorough study of migratory movements to and from the metropolitan area was made, but starting from the great national movements and passing by interstate and intrastate population movements, and analyze the intra-metropolitan movements. In the final chapter the living spaces are defined and they are used in the analysis of spatial mobility of the population. Thus, it is possible to determine the degree of influence of the living spaces on residential mobility.

Referência:
CUNHA, Aparecido Soares da. A migração na Região Metropolitana de São Paulo e os espaços da mobilidade intrametropolitana - 1980/2010. Tese (Doutorado em Demografia). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas: Unicamp, 2015. (Orientação: Rosana Baeninger). Disponível em: http://bit.ly/Cunha2015