Web

Para consultar o mapa de localização das áreas estudadas nas teses e dissertações ligadas ao Observatório das Migrações em São Paulo, clique em http://bit.ly/LocalizaTeses

Sobre o trabalho

Resumo:

A mobilidade interna de mestres e doutores titulados pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) é um fenômeno recente, mas que tem se intensificado ao longo das últimas décadas. A ampliação da circulação dessa mão de obra qualificada entre as diversas regiões do País é consequência, principalmente, do crescimento e expansão da Pós-Graduação brasileira em direção a todas as regiões e estados do país. Nos primórdios da pós-graduação nacional, as assimetrias nos cursos de mestrado e doutorado, entre as unidades da federação, eram mais acentuadas e ocorriam tanto no nível quantitativo e também no qualitativo. Com o passar das décadas, houve uma redução significativa nos desequilíbrios (quantitativos) entretanto em termos qualitativos esse fenômeno está em sua fase inicial. A maioria absoluta dos estados especializados nas grandes áreas do conhecimento da CAPES encontram-se na instalados ainda na região Sul e Sudeste do país. Em decorrência da menor redução da assimetria qualitativa entre regiões e unidades da federação, o processo migratório de longa distância entre as regiões brasileiras se perpetuou. Como a maioria dos melhores cursos encontram na região Sudeste e Sul do país, estes continuaram a atrair estudantes de todas as regiões brasileiras a migrarem para estes estados, onde estes centros de excelência estão instalados . Os deslocamentos de mestres e doutores entre os anos de 1996 a 2009 demonstraram em conjunto que os estados considerados como especializados, tanto no mestrado quanto no doutorado, se destacaram por contar com movimento circulatório no interior de seus próprios territórios (mobilidade intra-estadual) muito relevante, porém, quando observa-se os fluxos interestaduais, é possível perceber que a maioria das unidades da federação, denominadas de especializadas não tiveram proeminência neste tipo de deslocamento, exceção feita ao estado de São Paulo. Esta unidade da federação, além de suprir toda a sua demanda do setor educacional por estes profissionais, ainda foi capaz de enviar para outras regiões quantitativo significativo de doutores, o que permitiu classificá-la como área de evasão em todas as grandes áreas do conhecimento da CAPES.

Abstract:

Internal mobility of masters and doctors certificated by the National Postgraduate System (SNPG) is a recent phenomenon, but which has intensified over the past decades. The expansion of the circulation of this skilled labor among the various regions of the country is due mainly to the growth and expansion of the Brazilian Postgraduate toward all regions and states. In the early days of the national postgraduate, asymmetries in master's and doctoral courses, among the units of the federation, they were sharper, occurring both quantitatively and also qualitatively. Over the decades, there was a significant reduction in imbalances (quantitative) but in qualitative terms this phenomenon is in its early stages. An absolute majority of the specialized states accordingly in all major areas of knowledge are still installed in the region south and southeast of the country. Due to the smaller reduction of qualitative asymmetry between regions and states, the long-distance migratory process between the Brazilian regions has continued. Since most of the best courses are in the south and southeast regions of the country, they have continued to attract students from all Brazilian regions to migrate to these states, where these centers of excellence are. The displacement of masters and doctors between the years 1996-2009 showed that the states considered as specialized in both the master's and the doctorate, had a circulatory movement within their own territories (intrastate mobility) very relevant, but when we observe the interstate flows it is possible to see that most of the so-called specialized states were not prominent in this type of displacement except for the state of São Paulo. This state, as well as meeting all the demand of the education sector by these professionals, was still able to send significant quantitative to other regions of doctors, which allowed to classify it as avoidance area in all major areas of knowledge of CAPES.

Referência:
AVELLAR, Sérgio Oswaldo de Carvalho. Mobilidade espacial de mestres e doutores no Brasil: 1975-2010. Tese (Doutorado em Demografia). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas: Unicamp, 2015. (Orientação: Rosana Baeninger). Disponível em: http://bit.ly/Avellar2015