D'ANTONA, Álvaro de O. ; MELLO, Allan Yu I. ; Bueno, Maria do Carmo Dias ; Rizardi, L. ; Marcondes, T. . A expansão urbana de Limeira-SP entre 1970 e 2010. In: Baeninger, R.; Peres, R.; D'ANTONA, A.O.; Etulain, C.. (Org.). Por dentro do Estado de São Paulo: Região de Limeira. 1ed.Campinas-SP: NEPO-Unicamp, 2012, v. , p. 73-81.

publicacoes limeiraDesde 1970 até o último Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, a população de Limeira-SP passou de 90.963 para 276.022 habitantes. No mesmo intervalo de tempo, a população urbana passou de 77.169 para 267.785 habitantes, o que elevou a taxa de urbanização do município de 84,8 para 97,0%. Ainda que a variação da taxa de urbanização indique um expressivo aumento no número de habitantes em áreas classificadas como urbanas, tal indicador não basta para a percepção da expansão espacial da cidade. O crescimento se deu com adensamento da população em áreas previamente definidas como urbanas ou em porções até então rurais? Respostas a questões como essa são relevantes ao planejamento urbano e principalmente para a definição de políticas públicas. Também são essenciais para as discussões sobre padrões de urbanização e suas implicações, incluindo análises sobre segregação socioespacial e vulnerabilidade, por exemplo.

Neste capítulo, é apresentado um estudo sobre a expansão da mancha urbana de Limeira nas últimas décadas. Através do uso de geotecnologias, são contrapostas distintas fontes de dados: informações cadastrais relativas à regulamentação de bairros e loteamentos da cidade, dados de censos demográficos e imagens de satélite da área de estudo. As fontes de dados funcionam de forma complementar, apontando não apenas aquelas áreas com edificações e infraestruturas (visíveis nas imagens de satélite), como também aquelas planejadas ou em processo de urbanização, como no caso de loteamentos.