Os nossos projetos de pesquisa tem como principais temas a urbanização (e processos relacionados), as mudanças no uso e cobertura da terra (como os processos de desmatamento), além daqueles voltados para o desenvolvimento de abordagens para as análises espaciais aplicadas ao estudo da mobilidade espacial e da redistribuição da população.

2013-2014 / FAPESP

A principal motivação do projeto Agregação de dados censitários em uma grade regular para análise da distribuição e de características da população - o caso de São Paulo, 2010 foi aplicar um método de agregação de dados censitários para representação espacial dos resultados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010. Ao testar a metodologia para o estado de São Paulo, será gerado um Sistema de Informações Geográficas (SIG) com variáveis de ampla utilização em análises desde a perspectiva intramunicipal até a estadual. As coordenadas e os endereços dos domicílios visitados pelo IBGE constituem a base para a agregação em grade regular. O tamanho das células será otimizado por algoritmo que levará em conta critérios de sigilo do IBGE e a distribuição dos domicílios em todo o estado.

A grade por agregação apresenta vantagens com relação à representação dos dados censitários em unidades administrativas e em setores censitários. Além disso, a grade por agregação é mais fiel à real distribuição dos dados do que as grades geradas por técnicas de desagregação. A proposta inclui a aplicação de técnicas de estatística espacial para estimar o grau de concentração ou dispersão dos indicadores criados com base nos dados do censo, de tal modo a verificar padrões estatisticamente significantes de agrupamento" ou de dispersão das características demográficas. Além do desenvolvimento da metodologia e da própria grade otimizada para análise dos dados de todo o estado de São Paulo, este projeto disponibilizará seus resultados na forma de mapas impressos em grande formato e através de um servidor de mapas conectado à internet para que os usuários possam, remotamente, gerar seus próprios mapas com base no SIG criado..

FAPESP, Grade Estatística, São Paulo