Integrantes:
Rodrigo Sega;
Flávia Cescon;
Roberta Peres;
Luis Felipe Aires Magalhães.

Este Estudo Temático já esteve presente na fase 1 do Observatório das Migrações em São Paulo. Ele compreenderá vários fluxos e modalidades da emigração internacional, buscando entender os processos sociais que envolvem o fenômeno da emigração. Justifica-se pois já em meados dos anos 1990 o fenômeno da emigração de brasileiros para o exterior revelava a configuração de processos migratórios e de redes sociais - na origem e no destino- que traziam novos retratos e análises para o fenômeno dos brasileiros no exterior (Martes, 1999; Patarra, 1995).

Para estudar os distintos fluxos emigratórios partiremos da construção teórico-metodológica de Almeida (2013) que abordou as diferentes modalidades migratórias para o fluxo de brasileiros na França, tomando seus projetos migratórios. Será dada continuidade aos fluxos já contemplados na fase anterior do projeto temático (Brasil-Japão, Brasil-França, Brasil-Paraguai, Brasil-Canadá) e serão acrescentados os fluxos para a Suíça, Portugal, Espanha, Canadá e Estados Unidos. Dentre os aportes teóricos para tais análises, destacam-se aqueles vinculados às dimensões transnacionais (Sassen, 2010; Guarnizo, 2003), aos vínculos históricos (Portes, 1996) da modernidade entrelaçada (Hall, 1997), o mercado secundário de trabalho (Portes, 2000), a segunda geração (Portes, 1998), love migration (King, 2002).

No âmbito desta temática, pretende-se que este Observatório acompanhe as discussões e produza estudos acerca da emigração de mão-de-obra qualificada (skilled migration) e de cientistas (knowledge migration) paulistas para o exterior. Para tanto, será realizado levantamento de dados quantitativos em consulados no Brasil, bem como entrevistas qualitativas na origem e no destino migratório. A origem desta emigração é de suma importância, pois tal fenômeno traz impactos sociais para as cidades e a vida das pessoas onde se processa esta emigração; exemplo desta dinâmica se assenta nas remessas enviadas a familiares. É nesse sentido que se pretende utilizar o conceito de síndrome emigratória (Binford, 2002); ao mesmo tempo que se examinará neste Observatório das Migrações a construção do conceito de “síndrome imigratória”, em especial para o entendimento dos fluxos de haitianos no território paulista.

Referências

ALMEIDA, G. Au revoir Brésil: um estudo sobre a imigração brasileira na França após 1980. Tese de Doutorado. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas- IFCH/UNICAMP. 2013.

BINFORD, Leigh. Remesas y Subdesarrollo en México. Revista Relaciones, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, nº 90, v. XXIII, Primavera 2002. Pg. 116 – 158.

GUARNIZO, Luís Eduardo. The Economics of Transnational living. International Migration Review. V. 37, n.3. 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

KING, R. Towards a New Map of European Migration. International Journal of Population Geography, 8: 89–106, 2002.

MARTES, A. Brasileiros nos Estados Unidos: um estudo sobre imigrantes em Massachusetts. São Paulo: Paz e Terra, 1999. 204 p.

PATARRA, N. L. (Coord.). Emigração e imigração internacionais no Brasil Contemporâneo. São Paulo: FNUAP, 1995.

PORTES, Alejandro. Immigrant America: A Portrait. University of California Press: Los Angeles, 1996.

PORTES, Alejandro. Social Capital: Its Origins and Applications in Modern Sociology. Annual Review of Sociology. Vol. 24: 1-24. 1998.

PORTES, Alejandro. Social Capital: Its origins and applications in modern sociology. In: LESSER, Eric L. Knowledge and Social Capital. Boston: Butterworth-Heinemann. Pp. 43-67, 2000.

SASSEN, S. Sociologia da Globalização. Porto Alegre: Artmed, 2010. 240 p.