Os programas de pós-graduação da FCA contam com recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) da CAPES. Os recursos do PROAP podem ser utilizados para financiar atividades como: participação de alunos e professores em eventos científicos; visita de professores e pesquisadores de outras instituições, e formação de bancas. No caso de discentes, é importante, antes de solicitar qualquer tipo de auxilio financeiro, discutir com o seu orientador sobre a finalidade e adequação do recurso.

Os pedidos de auxílio financeiro devem ser feitos de acordo com os seguintes procedimentos:

Auxílio financeiro para participação de alunos em eventos científicos ou visita técnica

Alunos interessados devem fazer o pedido via e-mail, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. É necessário anexar os seguintes documentos

- Cópia do RG/CPF ou CNH

- Atestado de Matrícula do semestre vigente emitido no site da DAC

- Comprovante de Endereço recente (max. 3 meses) no nome do aluno ou acompanhado de contrato de aluguel (boleto não é comprovante de endereço)

- Comprovante de conta bancária (conta corrente), preferencialmente no BB (pode ser o cabeçalho do extrato da internet, cópia do cartão sem o número do crédito ou uma folha de cheque, desde que conste o nome completo da pessoa e o número do banco, agência e conta)

- Carta de solicitação original assinada pelo professor orientador (modelo aqui)

- Comprovante da inscrição no evento ou comprovante de aceite de trabalho em evento científico. Caso se trate de uma visita técnica, anexar carta convite da instituição de acolhimento

- Se for evento/viagem internacional, entregar o seguinte formulário que se encontra aqui preenchido e assinado:

- Caso o aluno seja bolsista da FAPESP, é necessário anexar também uma justificativa que descreva porque a reserva técnica não está sendo utilizada neste período.

Atenção: Todos os pedidos devem ser encaminhados com uma antecedência de 30 dias com relação à utilização do recurso.

O pedido será encaminhado para a comissão do programa, que poderá aprovar integralmente, aprovar parcialmente ou não aprovar, em função da relevância e da situação orçamentária vigente.

Após a participação no evento científico, é necessário encaminhar os seguintes documentos para prestação de conta

- Certificado comprovando que o aluno participou do evento ou esteve instituição de acolhimento nas datas e local mencionados no pedido

- Caso o rercurso seja utiliza para visita técnica, relatório da visita com os resultados alcançados, assinado pelo aluno

- Em caso de viagem internacional, entregar este formulário preenchido e assinado:

Atenção: o pagamento do auxílio solicitado será efetuado somente após o envio/entrega do certificado/declaração de participação do interessado.

Auxílio financeiro/passagem aerea para membro de banca examinadora

O aluno deve fazer a solicitação de auxílio financeiro para membro de banca examinadora de qualificação ou defesa via sistema de fluxo de tese pelo site da DAC (informações detalhadas se encontram aqui). Nesse fluxo, a solicitação deverá ser feita via preenchimento de um arquivo no qual o aluno deverá apontar se há ajuda de custo para banca, passagem aérea e/ou transporte.  O pedido será encaminhado para a comissão do programa, que poderá aprovar integralmente, aprovar parcialmente ou não aprovar, em função da relevância e das situação orçamentária vigente.

Atenção: Todos os pedidos devem ser encaminhados seguindo os prazos estipulados para o processo de formação da banca de qualificação ou de defesa (mais informações aqui).

Após aprovação da comissão do programa a diretoria de ensino solicitará a documentação ao membro da banca e em caso de passagem aerea o prenchimento do formulário do link abaixo:

Outras solicitações

Outras solicitações, como realização missões de trabalho, acolhimento de professores/pesquisadores visitantes para realização de cursos e seminários, devem ser encaminhadas ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o coordenador do programa em cópia. Recomenda-se uma consulta prévia à coordenação do programa para verificação da situação orçamentária e da adequabilidade do pedido.

Atenção: Todos os pedidos devem ser encaminhados com uma antecedência de 30 dias com relação à data da atividade.