logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



O intercâmbio internacional é um importante processo complementar de formação profissional e pessoal oferecido ao aluno, durante o desenvolvimento de seu curso de pós-graduação da UNICAMP. Por isso, a Diretoria de Ensino, da FCA, incentiva e divulga, para os discentes da unidade, por meio eletrônico (via E-mail Institucional e por publicação no Facebook), informações sobre os processos seletivos abertos, nos quais um ou mais cursos de pós-graduação oferecidos pela faculdade, têm aderência. O aluno deve verificar, regularmente, sua conta de E-mail Institucional para tomar ciência das novas oportunidades de intercâmbio e para acompanhar informações dos processos seletivos nos quais está participando. 

A Coordenação de Pós-Graduação, da FCA, analisa os itens que exigem a verificação e a validação, conforme previsto em edital. As etapas de inscrição e de atuação (do aluno e da coordenação), da maioria dos processos seletivos, ocorre por meio do sistema SIGA. Contudo, o estudante sempre deve seguir as orientações descritas em edital, uma vez que, em alguns processos, a forma de tramitação é diferente. O prazo de atuação do estudante e o da coordenação, geralmente, também estão registrados em edital. Dúvidas específicas sobre cada processo podem ser encaminhadas para o contato indicado no respectivo edital. Questões que envolvem a Coordenação de Pós-Graduação podem ser direcionadas para a conta (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).   

 

Tradução de Documentos Acadêmicos

Alguns processos de intercâmbio exigem a apresentação de um ou mais documentos acadêmicos traduzidos para o inglês. Entretanto, por enquanto, o SIGA oferece apenas documentos em português. Por isso, para conseguir documentos acadêmicos traduzidos para o inglês e validados pela Coordenação de Pós-Graduação, da FCA, o estudante interessado deve seguir os procedimentos abaixo indicados:

  • Acessar o SIGA e gerar uma versão atualizada do documento acadêmico desejado;
  • Consultar este ambiente da DERI, localizar, baixar e preencher o modelo de documento acadêmico traduzido desejado (o preenchimento deve ser feito com base nas informações do documento acadêmico, em português, de referência). O interessado pode usar este documento como referência para traduzir o nome do curso e o respectivo título profissional;
  • Enviar o documento acadêmico em português (em formato .PDF) e o documento acadêmico traduzido (em formato editável), para a seguinte conta de e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (informar, nessa mensagem, o número do edital DERI de interesse);

O documento acadêmico traduzido para o inglês será conferido e validado pela Coordenação de Pós-Graduação, desde que as informações estejam corretas. Em até 5 (cinco) dias úteis o interessado recebe, via e-mail, o documento acadêmico traduzido e validado. A Diretoria de Ensino, da FCA, oferece esse serviço, exclusivamente, aos alunos regularmente matriculados em um dos cursos de graduação ou de pós-graduação, da FCA, que estejam participando de algum processo de intercâmbio gerenciado pela DERI ou por uma das unidades de ensino da UNICAMP, no qual conste essa necessidade. Para outros casos, o interessado deve buscar uma Tradução Juramentada.

 

Dúvidas sobre esse processo?

Visite a seção de dúvidas sobre intercâmbio internacional no FAQ - FCA: perguntas e dúvidas frequentes.

Diretoria de Ensino:

(19) 3701-6655 / (19) 3701-6704

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.