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Em quais hipóteses as organizações estudantis estão sujeitas a desligamento?
As organizações estudantis estão sujeitas a desligamento caso fiquem durante dois anos sem exercer atividades. A não recomposição ou renovação da equipe de gestão da Organização Estudantil será reconhecida como suspensão das atividades. Ademais, conforme Delib. Congregação FCA - 308/2020: "Art. 10º [...] §3º - As Organizações Estudantis que não apresentarem relatório anual de atividades no prazo estabelecido pela Diretoria ficarão suspensas de participação no Conselho das Organizações até que realizem a entrega".
Quais são os critérios para o reconhecimento de novas organizações?
Apresentar demanda dos alunos, comprovada através de questionário com número de pessoas favoráveis e justificativas; ter área de atuação e foco operacional definidos e ainda não contemplados por organizações existentes já reconhecidas; e estar aberta à participação todos os alunos da FCA. Além disso, para o reconhecimento da nova organização será necessária a aprovação de pelo menos 70% dos presentes na reunião do Conselho das Organizações em que foi apresentada a proposta.
As ligas e grupos de estudo se diferenciam em que de outras organizações estudantis?
De acordo com o artigo 8º do Regimento do Conselho das Organizações. as Organizações Estudantis que tiverem como finalidade a realização de estudos ou o fomento de áreas acadêmicas ou temas relacionados com as atividades de ensino, pesquisa e extensão da faculdade, como é o caso das ligas ou grupos de estudos, deverão vincular-se aos laboratórios, cursos e/ou programas concernentes às suas atividades e terão seu reconhecimento pelas instâncias relacionadas ao ensino, a pesquisa e/ou a extensão.
Quais as funções do Conselho das Organizações Estudantis?
O Conselho das Organizações Estudantis é presidido pelo Diretor(a)/Diretor(a) Associado da FCA, e composto por um membro representante de cada Organização Estudantil formalmente reconhecida pela FCA. Compete ao Conselho: organizar e acompanhar o Planejamento Estratégico da Unidade; elaborar a proposta de distribuição orçamentária referente ao Programa de Apoio às Atividades Estudantis Extra Curriculares (PAAEEC); reconhecer novas Organizações Estudantis, a partir de critérios definidos; propor a discussão de assuntos de interesse dos estudantes; emitir parecer sobre todos os assuntos submetidos pelo Diretor.
O que é necessário para a constituição de uma nova organização estudantil?
Para o reconhecimento de uma nova organização estudantil é necessário enviar uma proposta da nova organização estudantil ao Conselho das Organizações Estudantis (responsável pelo reconhecimento de uma nova organização). A proposta deverá conter o escopo de atuação da organização, responsáveis, objetivos, o que a organização pretende fazer, destacando na proposta a devida importância/relevância da constituição de uma nova organização e no que a mesma se diferencia das outras já existentes na FCA. Essa proposta deverá ser encaminhada com uma semana de antecedência à reunião dos Conselho das Organizações Estudantis que ocorre mensalmente conforme calendário divulgado no site da FCA. Assim que a proposta for enviada e acolhida pelo Conselho das Organizações, a APEX dará prosseguimento nos trâmites. Além disso, é necessário ter área de atuação e foco operacional definidos e ainda não contemplados por organizações existentes já reconhecidas e estar aberta à participação todos os alunos da FCA.
Qual o procedimento para atualização das informações da organização no site da FCA?
O representante da organização estudantil deve acessar o site da FCA e verificar se a descrição, o logo e o link das redes sociais da organização estão atualizado. Deve também enviar 3 fotos de 860 pixels de largura, as quais serão inseridas no álbum das Organizações.
Como fazer uma declaração de utilidade pública para uma organização estudantil?
Para que as ações de uma organização estudantil se tornem de utilidade pública, é necessário o reconhecimento por parte do poder público. O trâmite acontece através da Prefeitura de Limeira e é necessário uma “Demonstração de Resultado do Período”.
Quando ocorre a reunião das organizações estudantis?
No começo de todo ano letivo, a Diretoria juntamente com os representantes das organizações estudantis, se reúnem em uma reunião de alinhamento, para falar, principalmente, sobre as normas relacionadas à organizações estudantis. Além dessa reunião inicial, mensalmente ocorre uma reunião com a Diretoria também.
Como tornar os resultados das organizações estudantis reconhecidos pela comunidade?
O representante da organização estudantil deve entrar em contato pelo e-mail “Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.” e colocar no título do e-mail o nome da organização e no corpo do e-mail acrescentar os resultados das ações, juntamente com as imagens. Assim, os resultados serão publicados no site e redes sociais.
Como funciona o repasse orçamentário da FCA?
O repasse orçamentário destinado às organizações estudantis é um dinheiro orçamentário que obedece às execuções de orçamento e é qualificado do PAAEEC (Programa de Apoio às Atividades Estudantis Extra Curriculares), ficando à critério do conselho das organizações estudantis definir como o mesmo será utilizado. O recurso é utilizado para aquisição de materiais de consumo, os quais são limitados ao itens disponíveis no seguinte endereço: https://www.bec.sp.gov.br/BEC_Catalogo_ui/CatalogoPesquisa3.aspx?chave= As organizações estudantis deverão acompanhar os editais de PRG (https://www.prg.unicamp.br/edital-discente/) de apoio à eventos que ocorrem anualmente à fim de submeter projetos para financiamento.
Como funciona a parceria entre professores e organizações estudantis?
É desejável que cada organização estudantil tenha um docente para orientar e auxiliar em demandas projetos, cursos, consultorias, etc. A organização deve buscar um professor que tenha sua área de pesquisa relacionada ao curso ou projeto.
O uso da sala das ORG’s é livre? O que é necessário para utilizá-la?
O uso da sala é das organizações é destinado para os trabalhos das organizações e o próprio conselho das organizações estudantis é que define sobre como será utilizada. Para que o aluno participante de organização estudantil tenha acesso à sala, o mesmo deverá solicitar à chave no balcão de informações.
O que é necessário para fazer reserva de salas para uso da organização estudantil?
O responsável pela organização estudantil, a partir do usuário @fca.unicamp.br da organização, pode realizar diretamente a reserva das salas A e B das organizações pelo sistema de Reserva Sala da FCA. Para as demais ações de organizações que não sejam reuniões internas, cadastrar no sistema de eventos http://prod01.fca.unicamp.br/ceven/  
Para uma organização estudantil comercializar produtos, o que é necessário ser feito?
Para a comercialização de produtos, o responsável pela organização estudantil deve entrar em contato com a Prefeitura do Campus e solicitar a autorização através do e-mail “Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.”.
Como funciona a matéria “Estágio em organizações estudantis” (SL004)?
Para cursar essa disciplina é necessário estar participando de algum tipo de organização estudantil e fazer a solicitação no período de matrícula conforme calendário da diretoria acadêmica e através do e-mail “Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.”. Atualmente, a disciplina é oferecida somente para duas pessoas de cada organização estudantil por semestre, ficando a critério de cada organização estudantil escolher quem serão os membros que irão cursar a disciplina.
Qual o procedimento para utilização do nome/logo da Unicamp?
Nos casos de utilização do nome da Unicamp em produtos, pesquisas e matérias de cunho jornalístico, deverão ser consultadas as Pró-Reitorias de Pós-Graduação e de Pesquisa, conforme o objeto, com a finalidade de verificar se o produto ou a pesquisa foram desenvolvidos pela Unicamp ou se o conteúdo da matéria divulgada é verdadeiro. Caso conste que o produto, a pesquisa ou o conteúdo da matéria divulgada não foram desenvolvidos pela Unicamp, a Pró-Reitoria consultada solicitará que a Secretaria Executiva de Comunicação emita nota, a ser disponibilizada no site da Universidade, esclarecendo que a Instituição não reconhece o produto, a pesquisa ou o objeto da matéria. A marca UNICAMP é licenciada para a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp - FUNCAMP (conforme processo 01-P-278225/2015) e para a sua utilização é necessário que seja feita uma solicitação ao reitor, conforme modelo específico (entrar em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), relatando qual organização irá utilizar e para qual produto/fim.
Qual o procedimento para troca de responsáveis das organizações?
Para atualização de cadastro das organizações estudantis da FCA, é necessário entrar em contato pelo e-mail “Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.” ou preencher o documento anexado “Renovação de Cadastro Entidade Estudantil FCA” e enviá-lo assinado também para o e-mail “Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.”.
Qual o procedimento para afixação de faixas/banners em espaços de convívio do Campus?
A Secretaria de Administração Regional - SAR disponibiliza o serviço de afixação e retirada das faixas mediante solicitação através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e entrega das faixas na Central de Atendimento da SAR, com antecedência de 10 dias úteis da realização do evento. No e-mail deverá constar nome do evento, data ou período, local de realização e sugestão de local para fixação. A confecção das faixas é de responsabilidade da Unidade ou do Órgão interessados